Notícias

Imagem

Saiba como driblar o desafio de perder peso na terceira idade

Para muitos idosos, perder peso é um verdadeiro martírio. O envelhecimento provoca diversas mudanças no organismo, alterando o metabolismo e a disposição para realizar atividades físicas.

— Os idosos possuem uma taxa de metabolismo basal menor, ou seja, necessitam de uma quantidade de calorias menor. Em outras palavras, conforme a pessoa envelhece deveria comer menos e isto normalmente não acontece — afirma Vivian Ellinger, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

A escolha dos alimentos é outro fator importante — tanto na terceira idade quanto em todas as fases da vida. Pela falta de companhia, muitos idosos preferem não cozinhar, o que aumenta as chances de consumo de alimentos nada saudáveis.

— Devem ser substituídos todos os alimentos industrializados, doces, refrigerantes, produtos com altos níveis de sal, açúcar e gordura, pois inflamam e aumentam o risco para várias doenças crônicas não transmissíveis — recomenda Ligiane Loureiro, nutricionista e pesquisadora da UFRJ.

Pessoas que estão acima do peso e são hipertensas ou diabéticas têm mais indicação para perder peso.

— O diabetes e a hipertensão não atrapalham a perda de peso, a não ser que estejam sem controle. Por outro lado, a perda de peso em idosos hipertensos ou diabéticos, que estejam acima do peso que deveriam, traz benefícios para o controle destas doenças — garante a nutricionista Ethel Cristina Souza Santos.

Além da alimentação, as atividades físicas são outra maneira de manter o peso ideal na terceira idade.

— Uma dieta saudável e equilibrada e a realização de exercício físico com regularidade são fundamentais para uma vida saudável e consequente perda de peso. Exercícios de força, aeróbicos e funcionais irão contribuir muito para uma qualidade de vida melhor — afirma André Fernandes, vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref1).

Por uma vida mais magra:

Na alimentação

Frutas
Laranja, kiwi, abacate, uva, banana, melão, pera, melancia, abacaxi

Verduras, hortaliças e legumes
Alface, brócolis, tomate, cenoura, vagem, couve flor, agrião

Leguminosas
Feijões, grão de bico, ervilha e lentilha

Oleaginosas
Castanhas, nozes

Sementes e cereais integrais
Semente de abobora, gergelim, girassol aveia, farinha de banana verde e linhaça e outros

Carnes
Preferencialmente evitando as vermelhas e priorizando consumo de pescados, fontes de ômega 3, como salmão, atum, sardinha, arenque e outros ou frangos, de preferência orgânicos

Nas atividades físicas

Natação
Praticar natação regularmente traz benefícios relacionados à frequência cardíaca, à função respiratória e, claro, ao aumento da mobilidade. E a atividade traz todos esses benefícios sem prejudicar as articulações

Caminhada
Criar o hábito de caminhar alguns minutos por dia ajuda a aumentar a disposição e o bem-estar do praticante. Além disso, por ser uma atividade aeróbica, ajuda a gerar energia para os músculos através do trabalho com a respiração

Dança
Um grande estimulante social, a dança faz bem não somente ao corpo, mas também à mente, pois ajuda a combater a depressão. Além disso, é um ótimo exercício para a memória, pois o praticante deve guardar os passos e as coreografias

Musculação
Por ser adaptável, essa atividade física permite que se comece com pesos e halteres bem leves. Dessa maneira, o praticante se sente confortável durante os exercícios e evolui aos poucos, em seu próprio tempo, trabalhando diferentes áreas do corpo e fortalecendo a musculatura

Hidroginástica
Por ser realizada dentro d’água, a hidroginástica contribui para o fortalecimento muscular, para o sistema cardiorrespiratório, além de ajudar a melhorar a coordenação motora

Pilates
Esse método de exercício traz benefícios relacionados ao alinhamento da musculatura, fortalecimento muscular e diminuição da pressão sobre articulações, já que todo o alongamento é feito aproveitando o peso do próprio corpo.

Fonte: EXTRA

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.