Como manter uma vida saudável na terceira idade

Manter uma vida saudável é importante em qualquer idade. Afinal, nossos hábitos refletem diretamente no dia a dia. Para quem busca uma longevidade com qualidade, é muito importante se preparar e seguir algumas regras. Assim, a terceira idade se transforma realmente na melhor idade para aproveitar cada momento.

O primeiro passo é não relaxar com a comida. Manter um cardápio diversificado, priorizando sempre alimentos saudáveis ajuda e muito a manter a saúde em dia. Contar com a ajuda de uma nutricionista pode ajudar e muito nessa tarefa. E não esqueça: beba muita água. Manter o corpo hidratado é regra básica.

Exames
E por falar nisso, consultas rotineiras ao médico precisam ser programadas. Fazer exames periódicos ajudam a evitar doenças e, até mesmo, combater alguns problemas antecipadamente, ao invés de iniciar possíveis tratamentos apenas em estado já avançado.

Atividade física
Ainda na etapa de prevenção, é muito importante incluir na rotina a prática de atividade física. Além de prevenir doenças, ajuda a manter o corpo em boa forma. Não gosta de musculação? Então a caminha pode ser uma boa alternativa. Até mesmo o hábito de dançar periodicamente traz promove ótimos benefícios, além de se transformar em uma oportunidade para relaxar e conhecer novos amigos.

Memória
Assim como os músculos, o cérebro também exige atenção e, muito exercício. Ele deve ser mantido ativo e estimulado, seja com a prática da leitura ou na resolução de jogos que exigem concentração e raciocínio. Assim, sua memória ficará sempre em forma.

Passeios
O lazer não deve ser negligenciado para quem busca qualidade de vida na terceira idade. Além de descontrair, passear promove outros benefícios. Caminhar em horários adequados em dias ensolarados estimula a produção de vitamina D, ajudando na fixação do cálcio, por exemplo. Neste caso, uma dica muito importante: use protetor solar.

Fonte: Terra