29º Encontro dos Fiscais Aposentados e Pensionistas - 05 a 08 de setembro de 2018. Confira valores e períodos de reservas!

Notícias

Imagem

Premiado pelo PGP-PR, Aki Jussara – Solução na Mão transforma a comunicação do município

O Projeto Aki Jussara – Solução na Mão é um aplicativo desenvolvido pelo município de Jussara, no noroeste do Paraná. Criado em 2017, a iniciativa está transformando a comunicação da cidade de 6 mil habitantes. 

O aplicativo permite que o cidadão reporte um problema identificado com apenas alguns cliques. Em resumo, por meio do aplicativo Aki Jussara, a comunidade solicita serviços de reparos no sistema de iluminação pública, arborização e informa sobre focos de dengue e de escorpião, além de outros avisos importantes. 

Pelo aplicativo é possível o envio de foto, comentário e geolocalização do problema. Marcelo Saldania, Secretário de Planejamento do município na época em que o projeto foi aplicado, explica como o cidadão pode fazer a solicitação do serviço: 

— Ele não precisa saber o endereço e nem conhecer nada da região. A única coisa que ele precisa é ter o aplicativo e abrir uma nova solicitação para o município trocar aquela lâmpada, por exemplo. Depois que o município realizar esse serviço, ele recebe uma notificação avisando que aquele serviço foi executado.

Desde que foi criado, o aplicativo foi baixado por 300 pessoas e o número de chamadas cresceu muito. Só no primeiro mês, o crescimento de solicitações de arborização foi de 140%. Já em relação aos reparos de vias urbanas, o aumento foi de 233%. O usuário do aplicativo, Anderson Jacomini, comentou a facilidade que encontrou para utilizar a ferramenta: 

— Eu usei o aplicativo por várias vezes e achei muito fácil estar usando ele, é um aplicativo muito bem ilustrado. Toda vez que a gente usa o aplicativo, assim que consegue resolver o problema, a notificação vem muito clara para a gente.

O desenvolvimento do aplicativo não gerou gasto algum para a prefeitura de Jussara, podendo ser aplicado em outros municípios. A eficácia e os resultados fizeram com que o projeto conquistasse uma Menção Honrosa em 2018 e o Prêmio Gestor Público Paraná 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil! O Prefeito de Jussara, Moacir Luiz, ressaltou a importância do Prêmio para o reconhecimento do município:

— Valoriza muito o trabalho e isso mostra qualidade, desempenho da administração, né? A gente vai estar se inscrevendo também na área de educação, de esportes, e em outras áreas para tentar buscar esse Prêmio que é promovido todo ano. Para que assim possamos ser ativos e ser reconhecidos nacionalmente e estadualmente como bons gestores.

 

CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Comente esta notícia