Definidos partidos e blocos partidários da Comissão Especial da Reforma da Previdência Estadual

Atualizada: 27/11/2019 às 20h05

Presidente da Comissão é Tiago Amaral (PSB) e relator é líder do Governo, Hussein Bakri (PSD)

Nesta segunda-feira (25), foram definidos os partidos e blocos partidários que irão compor a Comissão Especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/2019, que trata da Reforma da Previdência do estado do Paraná. O presidente da Comissão será o deputado Hussein Bakri (PSD), líder do governo na Alep, e o relator, Tiago Amaral, líder do PSB, partido da base governista. O Sindafep está trabalhando para agendar uma audiência com os membros da Comissão e já articula ações conjuntas com outras entidades representativas de servidores públicos que fazem parte da Frente Paranaense em Defesa da Previdência .

A partir da composição da Comissão, são três sessões para apresentação de emendas. A PEC 16/2019 pretende estabelecer novas regras para a previdência dos servidores estaduais, similares as que foram aprovadas para os servidores do âmbito federal. A Frente está fazendo trabalho parlamentar corpo a corpo e atuando na elaboração de emendas. Depois disso, será contado um prazo de cinco até dez sessões para que a Comissão Especial analise o texto original e as emendas apresentadas. Somente depois da publicação do parecer, a PEC e as emendas serão votadas em plenário.

PARTIDOS E BLOCOS PARTIDÁRIOS – COMISSÃO ESPECIAL
Os blocos PSL/PTB e PSDB/PV e as lideranças partidárias PSB, PSD têm direito a uma vaga cada, conforme quociente de representação. Já o PSC conquistou a quinta vaga por sorteio realizado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB) acompanhado pelo primeiro-secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), pelo líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD), e pelo líder da Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT).