Espaço museal da Receita Estadual mantém nossa história viva

Instituição foi criada por Auditores da antiga Escola de Administração Tributária (Esat)

O Espaço Museal da Receita Estadual é um sonho de vários Auditores Fiscais que foi realizado. O local é composto por objetos que representam toda a instituição que servimos, não somente como uma estrutura organizacional, mas como uma história viva dos seus representantes. É com muita alegria que podemos afirmar que o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) tem participação na história que vamos discorrer hoje.

A princípio, o sonho era da ex-coordenadora da antiga Escola de Administração Tributária (Esat), Auditora Fiscal Maria Helena. Naquele momento, eram poucos funcionários e não existia espaço físico para a construção do Museu. Quando o andar superior do prédio foi desocupado, Nilce de Oliveira Nascentes, contatou o Diretor da Coordenação da Receita do Estado (CRE), Vicente Luis Tezza, para solicitar o local. De pronto, o pedido foi aceito.

“Eu sempre acreditei que a estrutura de hoje é o resultado do trabalho daqueles que nos antecederam, e o que plantarmos agora também será o alicerce daqueles que virão depois de nós. Portanto, era fundamental resgatar essa história construída por muitos que nem estão mais no nosso meio. Resumindo, eu fiquei muito feliz em ter contribuído para o resgate da história dessa instituição”, explica Nilce, Vice-Presidente Administrativa do Sindafep na gestão 2017/2019. Mesa antiga usada por Auditores responsáveis pela Arrecadação.

O prédio era antigo e por esse motivo, foi necessária uma reforma no teto de gesso e a troca do carpe pelo laminado. O Sindafep se prontificou para realizar esse serviço, na gestão em que Pedro Sanches presidiu a nossa instituição. Certo é que todos no nosso Sindicato sentem orgulho de representar a Receita Estadual, por isso somos parceiros de diversos projetos e não poderia ser diferente no resgate da nossa história.

Os Delegados Regionais foram essenciais para a realização do sonho, todo o comprometimento dos Auditores Fiscais Carlos Dell'Agnelo, Dirceu de Araujo Junior e Marcos Portes devem ser valorizados. Dirceu procurou os objetos no almoxarifado e ainda teve o capricho de confeccionar uma réplica de isopor da placa de bronze da Receita Estadual. Aliás, ninguém dizia que era de isopor. Somente pegando com a mão para dizer, de tão leve que a obra era.

“Confesso que quase desisti, porque como não temos hábito de preservação, muitos dos objetos necessários para contar essa história, já não existiam mais, porque foram se perdendo ao longo do caminho. Mas aos poucos, nós fomos separando o material e nos demos conta que dava para contar a história da Receita com o que tínhamos. E que até a falta faz parte da nossa realidade, isso também é nossa história”, enfatiza Nilce Nascentes.

O Sindafep se sente extremamente feliz e realizado por ajudar a conservar a história do fisco estadual e manter viva a memória de todo o belo trabalho já conduzido pelos Auditores Fiscais da Receita do Estado. Convidamos a todos que ainda não conhecem o nosso museu que visitem a Escola Fazendária e explorem a história da Receita do Estado do Paraná. O museu é aberto ao público em geral, e o guia dos visitantes são os próprios servidores da EFAZ!

ESPAÇO MUSEAL DA RECEITA ESTADUAL

Rua Deputado Rivadávia Vargas, 261 - Vista Alegre

Aberto de segunda a sexta-feira

Horário: 08h30 às 12h00 e das 13h30 às 18h00