Pública Paraná trabalha na criação de Frente Parlamentar em Defesa do Servidor Público

Em reunião da entidade, foi definido plano em defesa do serviço público

Nesta segunda-feira (9), o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), Osmar de Araújo Gomes, e o vice-presidente sindical, Carlos Alberto Stadler, participaram da reunião promovida pelo presidente da Pública Paraná, Auditor Fiscal Wanderci Polaquini, que criou um plano de trabalho em defesa do serviço público.

A reunião foi realizada na Sede do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Paraná (SINPRF-PR), onde foram definidas importantes estratégias em defesa do servidor público. Entre os temas principais, é possível destacar três deles: a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Servidor Público, as mobilizações do mês de março e o Congresso Nacional da Pública.

FRENTE PARANAENSE EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO
A Pública Paraná iniciou um trabalho de identificação de possíveis parlamentares da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) que possam dar encaminhamento a criação de uma Frente Paranaense em Defesa do Servidor Público, importante para a defesa do serviço público dentro da Casa, do Executivo e também perante a sociedade.

Essa será uma maneira de defender os pleitos dos funcionários públicos, de resistir ao desmonte do serviço público e uma forma de criar um ambiente favorável aos servidores. Assim, também poderão ser criadas audiências públicas, para que a sociedade seja informada sobre a importância e o papel das carreiras típicas de Estado.

Nesse momento, acreditamos que a Pública é de suma importância para o servidor público, principalmente diante de reformas importantíssimas, como é o caso da Tributária e da Administrativa. Apesar dessas propostas tramitarem no âmbito do Poder Legislativo Federal, a nossa influência dentro da Assembleia deve ser feita, porque os deputados estaduais também podem ser ouvidos e podem dar sugestões nessas reformas.

“Nós precisamos estar juntos à Assembleia, demonstrando o valor do servidor público e contribuindo para a formulação de propostas mais coerentes para o Brasil. No caso dos Auditores Fiscais, devemos auxiliar no debate sobre a Reforma Tributária. Esperamos que os Deputados tenham sensibilidade de, entendendo isso, nos procurar para ajudarmos nessa proposta, visto que é um assunto bastante espinhoso”, analisa Carlos Alberto Stadler.

MOBILIZAÇÃO NACIONAL
“Sobre a mobilização nacional que acontecerá no dia 18 de março, em defesa do servidor público devido à Reforma Administrativa, definimos atuar em um movimento descentralizado e não unificado, atuando junto à base e nas redes sociais, levando informações para a sociedade sobre o serviço público, o que as instituições representam e a importância de cada categoria para a estrutura do Estado”, explicou Wanderci Polaquini.

CONGRESSO NACIONAL DA PÚBLICA
O Congresso Nacional Extraordinário da Pública - Central do Servidor (CONEP) será realizado no Paraná, entre os dias 23 e 26 de abril. As entidades vinculadas à Pública no Estado serão as anfitriãs do evento e em breve serão divulgadas informações sobre a programação, inscrição e valores para a participação.