Notícias

Imagem

Saúde e equilíbrio: veja quatro dicas para se sentir bem e proteger o organismo

Especialista dica as ações necessárias para manter uma boa alimentação
 
Comer bem gera uma sensação de bem-estar, por isso, é preciso estar atento às escolhas alimentares ao pensar em saúde mental, especialmente em épocas delicadas. Porém, apesar de parecer simples, praticar o autocuidado nem sempre é fácil.
 
Para ajudar nesse desafio diário, David Wiener, especialista em nutrição do Freeletics, aplicativo de exercícios físicos e estilo de vida, reuniu quatro dicas simples que vão melhorar a relação com a comida. Confira abaixo:
 
1. Valorize o equilíbrio
 
A alimentação adequada pode fazer maravilhas para o corpo e mente, fornecendo energia para viver melhor durante esse período. Para garantir que o corpo esteja funcionando da maneira ideal, é preciso comer regularmente durante o dia, já que a comida é o combustível que vai alimentar seu corpo e que permitirá que você tenha o melhor desempenho. 
 
Segundo David, no centro de uma dieta balanceada estão os alimentos que são pobres em gorduras e açúcares de baixa qualidade e ricos em vitaminas, minerais e outros nutrientes. Bons exemplos incluem frutas, legumes, cereais, óleos e fontes saudáveis de proteínas.
 
2. Preencha metade do seu prato com frutas e vegetais
 
Estudos correlacionam comer frutas e verduras com sentir-se positivo. Essa é uma das razões pela qual o especialista recomenda que, em cada refeição, metade do prato seja dedicado a frutas e legumes. Os benefícios desses alimentos são inúmeros, mas, quanto mais colorido forem os ingredientes, mais nutritivos são. 
 
3. Coma com atenção plena
 
Comer com atenção plena significa estar atento enquanto come, dedicando tempo para se concentrar nos alimentos e como se sente ao comê-los. Reservar tempo para comer e permitir a digestão também podem ajudar a perder peso, por dar ao corpo o tempo necessário para identificar a sensação de saciedade, evitando comer em excesso. 
 
A dica para conseguir comer com atenção plena é fazer as refeições longe de distrações como celular, computador ou TV, e sem pressa, reservando um tempo apenas para se alimentar bem. É muito melhor para a saúde do que ficar beliscando ao longo do dia. Ao trabalhar de casa, se possível, coma fora do local onde trabalha e planeje o momento das refeições longe da tela do computador.
 
4. Elimine os alimentos processados
 
David afirma também que, geralmente, os alimentos processados oferecem pouco ou nenhum benefício nutricional. Em geral, eles estão cheios de calorias vazias e devem ser evitados ao máximo.
 
Para praticar esse autocuidado, procure limitar os alimentos processados, planejando e preparando as refeições com antecedência. Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é preparar o suficiente para várias refeições saudáveis, para não gastar tempo cozinhando todos os dias. Pode parecer um grande esforço, mas uma boa alimentação é importante para melhorar o humor, bem-estar mental e saúde física como um todo.
 

Fonte: IBahia

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.