5 unidades da Unimed Laboratório reabrem para atendimento aos filiados

Fechadas desde o final de março, unidades reabriram no último dia 11

A partir do último dia 11, cinco unidades da Unimed Laboratório reabriram para atendimento ao público. Todas as unidades da Unimed Laboratório estavam fechadas desde o final de março por conta da pandemia. Além de coletas de sangue e outros exames, as unidades também oferecem a vacina contra a gripe Influenza que se torna especialmente comum nesta época mais fria do ano.

As unidades que reabriram para atendimento são: Santa Felicidade, Bacacheri, Fazenda Rio Grande, Cajuru e Portão. O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 7h às 13h, com coleta até as 12h00.

A Megaunidade, no bairro Água Verde, continua atendendo nos seguintes horários:

Segunda a sexta, das 6h às 17h. Coleta até as 16h.

Sábado, das 6h às 15h. Coleta até as 14h.

Domingo, das 6h às 13h. Coleta até as 12h.

A Unimed Laboratório também passou a oferecer exame para detecção do novo coronavírus. A coleta será exclusivamente domiciliar, necessitando agendamento prévio pelo telefone (41) 3021-5252 ou pelo Whatsapp (41) 98801-6607.

Para a realização do exame, é necessária a apresentação do pedido médico. Por se tratar de uma infecção respiratória, o diagnóstico da doença é feito a partir de uma amostra de raspado (swab) de orofaringe e nasofaringe (garganta e nariz) obtido com uma haste flexível. Após a coleta, o resultado fica pronto em até 48 horas.

Vale lembrar que, segundo definição do Ministério da Saúde, para ser considerado caso suspeito, o paciente deve apresentar febre, tosse ou dificuldade para respirar e histórico de viagem para áreas com transmissão ou contato próximo com caso suspeito ou confirmado, nos 14 dias que antecedem o início dos sintomas.

Sugerimos evitar solicitações de exames para pacientes assintomáticos devido a limitação do número de testes e o risco de escassez do exame, em função da grande demanda.

Conforme acordado entre as operadoras de saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o exame para detecção do coronavírus (COVID-19) foi incluído no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que constitui a cobertura mínima obrigatória para os beneficiários de planos de saúde.