Coronavírus - Proteção e informação em casa! Mantenha-se atualizado. CLIQUE AQUI!

Notícias

Imagem

Fazenda Rio Grande desperta espírito empreendedor em estudantes

FazJovem Empreendedor atende alunos do terceiro ano do ensino médio em dez escolas estaduais

OUÇA ESSE CONTEÚDO:




Criar o espírito empreendedor nos jovens e adolescentes é um dos caminhos para fortalecer a economia dos municípios. A Prefeitura de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, buscando fortalecer o comércio local, principalmente neste período em que o país enfrenta uma crise econômica, desenvolveu o projeto FazJovem Empreendedor.

Prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Cláudio Wosniak, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo projeto FazJovem EmpreendedorOs alunos de dez escolas estaduais do município que estão no terceiro ano do ensino médio participam de cinco palestras, sendo elas: conhecendo o município; desenvolvendo o seu bairro; motivando o jovem empreendedor; desburocratização; e vocação empreendedora. No último encontro, os alunos se reúnem com o prefeito da cidade, que conta os desafios de se administrar uma cidade como Fazenda Rio Grande. Cerca de mil alunos são atendidos por ano pelo projeto. Ao fim do ciclo de palestras, os alunos são cadastrados em um banco de dados, em que a prefeitura acompanha aqueles que decidiram abrir o seu próprio negócio.

Para que a iniciativa desse certo, o município criou uma lei para regulamentar o projeto. Foram investidos também em equipamentos para a apresentação das palestras, como notebook, projetor com tripé e uma caixa de som, além de um banner, totalizando cerca de R$ 8.550. Um veículo da prefeitura também é utilizado para o deslocamento da palestrante. No final, uma formatura é realizada com os alunos, gerando um custo de R$ 8 mil. Após o primeiro ano de aplicação do projeto, foi constatado um aumento de jovens à procura de orientação dentro da Sala do Empreendedor.

Entre os principais benefícios estão o fortalecimento do comércio local, o auxílio aos comércios de familiares dos alunos, uma vez que eles levam os conhecimentos aprendidos nas palestras, e ajudar a diminuição de jovens em situação de vulnerabilidade social. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). (link geral dos projetos).

Comente esta notícia

código captcha