Notícias

Imagem

Campo Mourão acaba com o sedentarismo entre os moradores

Campo Mourão + Ativa inseriu na rotina dos munícipes a prática de esportes, reduziu a utilização de medicamentos para hipertensão e auxiliou no combate à depressão

OUÇA ESSE CONTEÚDO:




O sedentarismo é um dos principais fatores que contribuem para o surgimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 20% da população adulta mundial é sedentária. Entre os adolescentes o índice salta para 80%. Para melhorar a vida da população e promover a prática de esportes, a Prefeitura de Campo Mourão, no Centro Ocidental do Paraná, desenvolveu o programa Campo Mourão + Ativa.

Presidente da Fundação de Esporte de Campo Mourão, Marcelo Lima, e o prefeito, Tauillo Tezalli, recebem o Certificado de Reconhecimento pelo Projeto Campo Mourão + AtivaA gestão municipal criou em 2015 o projeto piloto Viva Mais, que conscientizava os jovens da cidade sobre a necessidade de hábitos saudáveis e prática de esportes. Com o sucesso do projeto, a prefeitura expandiu e criou em 2017 o Campo Mourão + Ativa, atendendo todas as faixas etárias. As atividades são desenvolvidas em diversos grupos como Terceira Idade em Ação, Mulher + Ativa, Grupo de Condicionamento Físico + Ativa, Academia da Terceira Idade do Corpo de Bombeiros, Escola + Ativa e Servidor + Ativo. 

A iniciativa é realizada pela Fundação de Esportes de Campo Mourão, da Secretaria Especial de Esportes, Recreação e Lazer e conta com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, entre outras. Além das práticas esportivas, são realizados eventos como a Semana da Qualidade de Vida e palestras profissionais. O projeto também oferece, por meio de parceria com instituições de ensino, tratamento psicológico para pessoas com depressão.

Os custos do projeto já são previstos no orçamento do município, que conta com uma coordenadora e seis profissionais de Educação Física, sendo um destes uma estagiária. Cerca de 1.300 pessoas foram atendidas em 2019 e a meta é ampliar o atendimento. Entre os benefícios estão a melhora na qualidade de vida dos moradores, diminuição na ingestão de medicamentos contínuos (5% das pessoas que tomavam remédios para hipertensão deixaram de fazer uso) e encaminhamento de pessoas com depressão para tratamento.

Os bons resultados garantiram a iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018 e 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.