Notícias

Imagem

Pato Branco leva asfalto para estradas próximas de agricultores

Programa Asfalto no Campo já pavimentou mais de 40 quilômetros de estradas rurais, facilitando o escoamento da produção agrícola familiar

OUÇA ESSE CONTEÚDO:




Manter o homem no campo para as cidades que possuem totalmente ou parte da sua economia baseada na agricultura é um dos desafios dos gestores públicos, principalmente no Paraná, que é um dos maiores produtores agrícolas do país. Buscando combater o êxodo rural, a Prefeitura de Pato Branco, no Sudoeste do Estado, criou o Programa Asfalto no Campo, modernizando a malha de estradas da cidade.

Com pouco mais de 80 mil habitantes, Pato Branco possui cerca de 5% da população vivendo no campo, trabalhando com base em lavouras temporárias (milho, soja, feijão e trigo), pecuária (bovinos de leite, bovinos de corte e avicultura integrada) e a horticultura (olerícolas e frutas em geral). Entretanto, as péssimas condições das estradas fazia com que o escoamento da produção fosse prejudicado, desestimulando a permanência dos agricultores na região.

Secretário de Agricultura de Pato Branco, Clodomir Luiz Ascari, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo Asfalto no CampoFoi então que em 2014 a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Engenharia e Obras criou o projeto, pavimentando as regiões mais distantes do centro da cidade, garantindo não só um melhor escoamento da produção como também o acesso da população aos serviços públicos, como escolas e unidades de saúde. As crianças também são beneficiadas, com estradas mais seguras para o tráfego do transporte escolar.

O programa teve um custo de aproximadamente R$ 15,8 milhões até 2018, com recursos provenientes do governo municipal, estadual e federal. Entre os benefícios da iniciativa estão a maior satisfação dos agricultores com o escoamento dos produtos, valorização das propriedades e migração de retorno de filhos e familiares dos agricultores ao interior do município. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.