Notícias

Imagem

6 formas de evitar doenças circulatórias comuns no inverno

Alguns hábitos podem prevenir problemas de circulação na época mais fria do ano; veja quais são

As estações do ano e as mudanças climáticas são fatores capazes de afetar diretamente a nossa saúde e bem-estar. Seja com a chegada de alergias na época do outono ou com o bronze na pele conferido pelo verão, cada período pede cuidados e prevenções específicas.

O inverno, por exemplo, é bastante conhecido por gerar complicações respiratórias, como gripe e resfriado. Porém, apesar de não ser muito comentado, as baixas temperaturas desta estação também impactam a circulação corporal, especialmente nas pessoas que apresentam quadros de obesidade e sedentarismo, favorecendo problemas como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

"O tempo frio estimula a contração dos vasos sanguíneos, principalmente das artérias periféricas. Quando há excesso de gordura na parede das artérias, isso atrapalha ainda mais o sangue de chegar até alguns tecidos", explica a cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

De acordo com a especialista, o corpo transmite alguns sinais que alertam o comprometimento da circulação, como dormência ou inchaço nos membros, formigamento nas mãos e nos pés. "No caso de câimbras, dor ao caminhar, paralisia ou fadiga muscular pode ser um indício de arteriosclerose", conta.

Aline explica que o tratamento para as doenças circulatórias pode ser feito por meio de medicamentos ou cirurgia, mas que a prevenção segue sendo a parte principal no cuidado com o corpo - principalmente para as pessoas que possuem doenças que causam a obstrução das artérias.

Confira a seguir as dicas dadas pela especialista para evitar problemas na circulação durante o inverno:

Como melhorar a circulação sanguínea no inverno

1- Escolha roupas adequadas

O uso de roupas apertadas pode comprimir os músculos das pernas e cintura, prejudicando a circulação dessa região. Portanto, opte por peças confortáveis e que sejam feitas de um material que ajude na prevenção do frio.

2- Cuide da alimentação

O consumo de alimentos ricos em fibras, como cereais e legumes, auxilia na melhora da digestão, prevenindo o aparecimento de uma série de doenças que afetam a circulação corporal. Além disso, consumir gorduras poliinsaturadas, como óleos vegetais, ajuda no controle do colesterol.

3- Pratique exercícios físicos

Realizar atividades físicas de maneira regular é parte essencial no controle da circulação sanguínea do corpo. Caso haja restrição médica, respeite as orientações e pratique exercícios leves, como caminhadas e alongamentos.

4- Tenha um bom controle médico

Pessoas com problemas de hipertensão e diabetes devem controlar e checar diariamente o seu quadro de saúde, observando o aparecimento de possíveis mudanças que causem impacto no funcionamento do organismo.

5- Beba água

Consumir uma boa quantidade de água, que pode variar entre 2 e 3 litros diários, ajuda no controle da pressão sanguínea, já que o líquido é capaz de regular a densidade do sangue. Veja qual é a quantidade de água ideal para o seu peso.

6- Atenção com as meias elásticas

É comum que pessoas com problemas de circulação sanguínea façam o uso de meias elásticas. Porém, quando usadas sem orientação médica, elas podem causar piora no quadro de saúde. Desta forma, consulte um profissional antes de utilizá-las.
 

Fonte: Minha Vida

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.