Paraná completa sete meses de pandemia com números em queda

O Paraná completou nesta semana sete meses desde a confirmação dos primeiros casos do novo coronavírus. Foi no dia 12 de março que os primeiros seis casos foram confirmados no Estado. Uma semana depois o governo decretou o estado de emergência, e as atividades consideradas não essenciais foram suspensas.

No momento, a situação do Paraná diante da pandemia está estável, embora ainda preocupante. O último pico da doença no Estado ocorreu na semana 36 (até 5 de setembro), com 12.196 pacientes confirmados no período. Desde então, os diagnósticos de Covid-19 só reduziram. Passaram para 10.969 na semana 37 (até 12 de setembro), 10.600 casos na semana 38 (até 19 de setembro) e 9.450 confirmações na semana 39 (até 26 de setembro).

A média móvel de óbitos também está em queda nas três últimas semanas, consecutivamente. Na semana 41, foram 97 mortes por Covid-19, contra 201 e 252 óbitos nas semanas anteriores.

De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, caiu pela metade o número de pacientes infectados na semana epidemiológica 41 (4 a 10 de outubro) com relação à semana anterior. Até agora, foram confirmados 4.727 casos nesta semana, contra 9.292 diagnósticos na anterior. Os números, porém, passam sempre por ajustes da Secretaria da Saúde.

Boletins

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou ontem mais 720 casos confirmados e 21 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 192.657 casos e 4.758 mortos em decorrência da doença.

Até ontem, 795 pacientes com diagnósticos de Covid-19 estavam internados . Eram 659 pacientes em leitos SUS (316 em UTI e 343 em leitos clínicos/enfermaria) e 136 em leitos da rede particular (59 em UTI e 77 em leitos clínicos/enfermaria).

Havia outros 900 pacientes internados, 393 em leitos UTI e 507 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

A secretaria estadual informa a morte de mais 21 pacientes, todos estavam internados. São 9 mulheres e 12 homens, com idades que variam de 39 a 84 anos. Os óbitos ocorreram entre 3 e 13 de outubro.

Em Curitiba, o boletim da Secretaria Municipal de Saúde confirmava 260 novos casos de Covid-19 e seis óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. As novas vítimas foram quatro homens e duas mulheres, com idades entre 46 e 89, todos fator de risco para complicações da covid-19 e hospitalizados.

Até agora são 1.385 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia. Com os novos casos confirmados, 47.771 moradores de Curitiba testaram positivo para a Covid-19 desde o início da pandemia.

Fonte: Bem Paraná