Semana da Conscientização Tributária acontece entre os dias 26 e 30 de outubro

Evento conta com palestras, debates e apresentações artísticas sobre a importância social do tributo

Acontece entre os dias 26 e 30 de outubro a I Semana da Conscientização Tributária - Na busca de um (E)estado de igualdade social. Com realização da Receita Estadual do Paraná, Secretaria da Fazenda, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e apoio do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), o evento traz palestras, debates e apresentações artísticas com mais de 50 convidados, falando sobre a importância social do tributo.

A abertura do evento acontece na segunda-feira (26), a partir das 10 horas, com a mesa de autoridades. Participam o secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Júnior, o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, o coordenador da Escola Fazendária do Paraná (Efaz), Mário Brito, a superintendente 9ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), Cláudia Regina Thomaz, entre outros participantes. Em seguida, a partir das 11h, Garcia Júnior ministra a palestra “A função social do tributo”.

O presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Charles Alcantara, comanda, a partir das 14h50, a palestra sobre o documento “Tributar os Super-ricos para Reconstruir o País”. O economista, professor e coordenador técnico da proposta, Eduardo Fagnani, confere a palestra “Tributação e Desigualdade”. Ambos participaram da elaboração do documento com propostas para diminuir a carga tributária sobre os mais pobres e pequenas empresas, aumentando impostos para menos de 1% da população brasileira. As medidas têm potencial para arrecadar R$ 292 bilhões ao ano.

Na terça-feira (27), o destaque fica para a palestra “Modernização do Sistema Tributário”, com Suzane Gambetta. A mesa redonda “Repartição de Receitas Tributárias”, com Gedalva Baratto, e o painel “Educação Fiscal: experiências e possibilidade”, com Rosa Fátima dos Santos, completam o time de destaques do dia.

O terceiro dia (28) de evento começa com a palestra “Educação, Constituição, Tributos e a Construção da Cidadania”, mediada por Edilson Krupek (Secretaria de Estado da Educação) e participação de Marcílio Hubner e Grupo Abaecatu, da UEM. O ex-deputado federal e ex-secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, ministra a palestra “Reforma e Reengenharia Tributária, tecnológica, fraterna e solidária”, a partir das 19 horas. A Auditora Fiscal e coordenadora do Nota Paraná, Marta Gambini, encerra o dia com a apresentação do programa de cidadania fiscal da Receita Estadual.

Na quinta-feira (29), o talk show “Imposto com gosto ou desgosto?” é apresentado por Solídia Elizabeth dos Santos, da FAE Business School. Uma atração conhecida dos Auditores Fiscais, “O Auto da Barca do Fisco”, da Trupe Arte, Ética e Cidadania (UEM), encerra o dia.

O último dia da Semana da Conscientização Tributária ocorre na sexta-feira (30). Na parte da tarde, o tema principal é a “Reforma Tributária e seus Impactos para a Sociedade”, com o presidente nacional da Pública Central do Servidor, José Gozze, e o presidente da Pública Paraná e Auditor Fiscal, Wanderci Polaquini.

Importância do tema

Para Garcia Júnior, o evento é essencial para mostrar à população a função dos tributos pagos. “Levar a toda a sociedade mais conhecimento em relação à questão tributária é muito importante. A população precisa estar mais consciente sobre seus direitos e deveres, e dos direitos e deveres do governo”, afirma o secretário.

O presidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes, fala que o evento é extremamente relevante no contexto atual. “Com a pandemia, vimos a importância de um Estado que possa atender a população e oferecer serviços públicos com qualidade. Isso só é possível com o tributo pago pela população”, opina Osmar. “Neste contexto, o trabalho dos Auditores Fiscais é essencial para garantir que o tributo chegue aos cofres públicos”, finaliza.

O evento é gratuito e será 100% online devido a pandemia. Para ver a programação completa e como se inscrever, clique aqui.

I Semana da Conscientização Tributária
Data: 26 a 30 de outubro