Notícias

Imagem

Modernização do sistema tributário é tema de palestra em evento

Para Suzane Gambetta, além da função arrecadatória, a administração deve facilitar o cumprimento das obrigações por parte dos contribuintes

O que modernização e sistema tributário têm a ver com conscientização tributária? Essa foi a pergunta proposta pela Auditora Fiscal e delegada regional da Receita Estadual em Curitiba, Suzane Aparecida Gambetta Dobjenski, que proferiu a palestra “Modernização do Sistema Tributário”. É graças à administração tributária que é possível termos serviços públicos disponíveis para a sociedade, como saúde, educação e segurança. Suzane participou da I Semana da Conscientização Tributária do Paraná.

Para a Auditora Fiscal, além da função da arrecadação, a administração também deve pensar em facilitar o entendimento  das informações por parte do contribuinte. "Quando a gente fala sobre a dificuldade, até mesmo nossa, que somos Auditores Fiscais, em se interpretar a legislação tributária, nós imaginamos o quanto é difícil para o contribuinte entender a legislação e as regras de cada estado da federação”, afirma Suzane, sobre a importância da uniformização e agilidade dos sistemas tributários.

Durante a palestra, Suzane trouxe quatro grandes projetos desenvolvidos pela Receita Estadual do Paraná que contribuem para a modernização constante do sistema. São eles: Projeto Phoenix (com foco na mineração de dados e eficiência tributária, desenvolvido por Auditores Fiscais e que democratizou o acesso aos dados do Fisco pelos servidores); Projeto Sistema de Gestão Tributária (modernizou processos, criando um cadastro único e integrando os impostos a cargo do Estado — ITCMD, IPVA e ICMS) com foco no cidadão e fácil acesso; Serviço de Atendimento ao Cidadão (tira dúvidas de contribuintes e empresas, com mais de 20 mil atendimentos telefônicos e pela internet, com índice de satisfação ótimo ou bom de 94%) e Portal de Serviços. Todos os projetos estão em constante desenvolvimento para melhor atender a população, buscando um Fisco que seja orientador, ressalta Suzane.

Com a pandemia do coronavírus, os atendimentos presenciais nas agências da Receita foram suspensos, o que motivou a modernização do trabalho com avanço tecnológico e maior agilidade na resolução de processos, por exemplo. “Nenhuma demanda dos nossos contribuintes ou cidadãos paranaenses deixarão de ser atendidas neste período”, lembra Suzane. A Receita retomou o atendimento presencial com horário agendado em algumas unidades.

A Auditora Fiscal também elogiou a organização do evento e ressaltou a importância da discussão sobre a função social dos tributos. “Gostaria de parabenizar a coordenação do evento, pois é muito importante que a gente fale sobre a importância do tributo, que a gente conscientize a população e principalmente os estudantes”, afirma, sobre o poder dos alunos em disseminar informação.

Suzane Aparecida Gambetta Dobjenski é graduada em Administração pela Faculdade de Administração e Economia (FAE), especialista em Contabilidade Pública e Auditoria Governamental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e gestão em Administração Tributária pela Escola de Administração Tributária do Paraná (Esaf). Na Receita Estadual foi inspetora-geral de Arrecadação, coordenadora do Comitê de Governança do Sistema de Gestão Tributária e atualmente é delegada regional da Receita em Curitiba, além de ser filiada ao Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

Programação

A I Semana da Conscientização Tributária começou na última segunda-feira, 26 de outubro, e segue até a próxima sexta (30). A transmissão é realizada pelo canal Amigos do Mudi, da Universidade Estadual de Maringá, com eventos de manhã, tarde e noite. Para saber mais sobre o evento, que conta com apoio do Sindafep, clique aqui.

A programação completa está disponível no site www.semanatributaria.pr.gov.br/Pagina/Programacao

Veja abaixo a palestra proferida pela Auditora Fiscal Suzane Gambetta (2h11m25s).

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.