Ponta Grossa acaba com enchentes e recupera meio ambiente

Planejamento Ecológico do Arroio Olarias fiscalizou moradias, promoveu a regularização do tratamento de esgoto e recuperou áreas que estavam degradadas pela ação humana

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

Com o crescimento da população de modo acelerado no século XX, muitas cidades acabaram por não conseguirem se desenvolver de forma adequada. Com isso, a ocupação do solo ocorreu de forma irregular, principalmente em áreas próximas de rios ou então mais distantes das áreas centrais. Uma das consequências desse processo são as enchentes, muitas vezes causadas pela ação humana, por meio da poluição. Para resolver esse problema histórico, a gestão municipal de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, desenvolveu o projeto de Planejamento Ecológico do Arroio Olarias.

Prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, recebe o Troféu PGP-PR pelo projeto de Planejamento Ecológico do Arroio OlariasCom o aumento da impermeabilização das vias públicas e avanço demográfico e construções, houve um aumento significativo de grandes volumes de água na superfície, já que a sua velocidade de percurso diminuía o tempo de queda nos arroios. O Núcleo de Estudos em Meio Ambiente da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Nucleam) criou então um projeto, em que seriam contemplados um complexo ambiental na forma de lagos, buscando o controle das cheias e evitando enchentes, além de promover uma área de lazer para os munícipes.

Para que a iniciativa desse certo, a gestão municipal precisou desocupar as áreas de invasão no entorno do lago. O lago passou por uma limpeza, já que estava poluído com resíduos sólidos e esgoto, o que resultou na vistoria de mais de 15 mil domicílios para a regularizar a destinação do esgotamento. A prefeitura investiu na educação ambiental com os moradores e comércios da região, buscando manter os serviços realizados. O projeto do Arroio Olarias teve recursos da gestão municipal, Caixa Econômica Federal, Compensação Ambiental da Klabin, Agência Reguladora de Águas e Paranacidade.

Graças ao projeto, o local está sendo recuperado, com controle dos níveis de poluição nas áreas de entorno do lago. Foram implantadas ciclovias e áreas de lazer, proporcionando melhora na qualidade de vida dos moradores. O sistema viário também passou por alterações: foram criadas novas conexões, facilitação de acessos e integração a esses. Uma Área de Proteção Ambiental também está inserida no projeto, criando o Parque Natural Municipal de Olarias. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Troféu Tema do Ano do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).