Baleia e Molon dizem que reforma tributária tem “boas chances” de ser votada na Câmara em 2020

“O que falta é um posicionamento do governo. A oportunidade é agora”, diz autor da PEC 45

Os deputados Baleia Rossi (MDB) e Alessandro Molon (PSB) acabam de dizer no GPS eleitoral do JOTA que a reforma tributária da PEC 45 – cujo relatório deve ser divulgado nos próximos dias – tem boas chances de ser votada em primeiro e segundo turnos na Câmara antes do fim do ano.

“Temos de retomar a agenda de reformas imediatamente, especialmente a reforma tributária, que poderia ‘salvar o ano’”, disse o deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional do MDB.

“Eu acho que há espaço para se votar na Câmara dos Deputados neste ano”, complementou Molon, que também participa do evento.

Programa social

Baleia Rossi analisou duas das próximas pautas prioritárias no Congresso: “O programa social que vai suceder o Bolsa Família ou aproveitar algo do auxílio emergencial deve estar na PEC do Senado. Muito provavelmente, será inserido pelo senador Mauro Bittar, ou na própria peça orçamentária. O governo está fazendo esta avaliação”, afirmou.

Para ele, a reforma tributária tem que ser vista à parte. “A reforma tributária está mais madura. Fizemos um diálogo com os partidos mais progressistas, mais à centro-esquerda e o deputado Aguinaldo (Ribeiro, relator) está atendendo demandas para ter mais apoio à reforma tributária”, afirmou.

Baleia Rossi analisa próximos lances do Congresso: “Reforma tributária pode dar um chacoalhão para mostrar para o Brasil e para o mundo que o Brasil voltou a ter um ajuste fiscal. Fizemos conversas com esquerda e centro esquerda. Deputado Aguinaldo está fazendo conversas com líderes e disposto a ceder em alguns pontos.”

Cobrança ao governo

A crítica é à falta de posicionamento do governo. “O que falta é um posicionamento do governo. A oportunidade é agora. Nas próximas duas semanas, temos condições de amadurecer o que precisa e votar os dois turnos da reforma, ao menos, na Câmara dos Deputados”, disse Baleia Rossi.

Convidados

O analista-chefe do JOTA em São Paulo, Fábio Zambeli, recebeu como convidados:

Baleia Rossi (MDB-SP), presidente nacional do MDB e autor da PEC da reforma tributária

Alessandro Molon (PSB-RJ), deputado federal

Gilberto Perre, secretário-executivo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP)

Lara Mesquita, cientista política e pesquisadora do Centro de Política e Economia do Setor Público (Cepesp) da FGV

Indiara Barbosa, vereadora eleita de Curitiba (Novo-PR)

Fonte: Jota