Notícias

Imagem

Contabilidade Geral do Estado lança série de tutoriais sobre Conciliação Contábil

A Diretoria de Contabilidade Geral do Estado (DCG), com apoio da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná e em parceria com a Escola Fazendária (Efaz), criou uma série de tutoriais que explicam como deve ser feita a Conciliação Contábil no Sistema Integrado de Finanças Públicas do Estado do Paraná (Siaf). O instrumento é utilizado para a comparação dos valores debitados e creditados e, assim, verificar a ocorrência de possíveis inconsistências e divergências e assegurar a precisão contábil.

Nos vídeos, voltados a servidores de todas as secretarias e autarquias do Governo do Paraná que atuam em Grupos Orçamentários e Financeiros Setoriais (GOFS) das pastas, a contadora Gisele Carloto Rodrigues, do Departamento de Coordenação do Siaf, explica de forma técnica e didática como as operações devem ser executadas e registradas dentro do sistema.

“A conciliação contábil é de extrema relevância para assegurar a integridade e confiabilidade dos registros contábeis, de maneira a permitir o fornecimento de informação útil aos diversos usuários da mesma, controle externo, controle interno e controle social”, explica a diretora da Contabilidade Geral do Estado, Cristiane Berriel.

São quatro os vídeos tutoriais.

O primeiro da série tem como objetivo demonstrar a extração do item “Razão de Contas Bancárias” no SIAF, passo inicial para realizar a conciliação com o extrato bancário.

O vídeo seguinte demonstra como é feita a extração do item “Razão de quaisquer contas Siaf”, e mostra também a opção de customização de filtros no sistema –  função útil para a rápida visualização das informações.

O terceiro tutorial explica como pé feita a extração do item “Razão Analítico por Conta Corrente”, evidenciando informações específicas necessárias para a devida conciliação.

Por fim, o último dos vídeos detalha mais uma opção que facilita a conciliação através da verificação de lançamentos nas contas contábeis: a “Consulta de Lançamentos Contábeis”.

SERVIÇO

Os tutoriais estão no canal da Sefa no Youtube. Os links estão disponíveis também no Siaf.

Fonte: Secretaria da Fazenda

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.