Prêmio Gestor Público Paraná contempla 43 projetos em Sessão Solene na Câmara de Curitiba

Apesar da pandemia, número de iniciativas e municípios inscritos foi o segundo melhor em toda a história da premiação

O Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) realizou nesta quinta-feira, 10 de dezembro, a cerimônia de encerramento da edição 2020. Dos 162 projetos homologados, 43 foram premiados. Neste ano, 68 municípios inscreveram iniciativas, sendo que 36 foram contemplados, além de um Consórcio de Municípios. Mesmo com a pandemia do coronavírus, a 8ª edição foi a segunda com maior número de projetos e municípios inscritos, ficando atrás apenas da 7ª edição, realizada em 2019, em que participaram 79 municípios com 200 projetos inscritos.

O Troféu de Melhor do Ano foi concedido ao “Educárius EAD - Inovando o Ensino Infantil e Fundamental”, do município de Guaíra, no Oeste do Paraná. O projeto que venceu na categoria Tema do Ano - Empreendedorismo foi o “Voe Aceleradora de Negócios”, de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Na área de Administração Tributária, o grande vencedor foi o “Transformando Patrimônio Público em Soluções, Infraestrutura e Qualidade de Vida a Toda Municipalidade”, realizado pelo município de Nova Esperança, no Norte Central. Por fim, o Troféu de Tecnologia e Inovação foi concedido ao “SIG Geo”, de Marechal Cândido Rondon, no Oeste paranaense.

A cerimônia de encerramento foi realizada na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), sendo que os prefeitos e os responsáveis pelos projetos participaram a distância, em seus respectivos municípios. Os troféus e certificados serão entregues posteriormente.

Realizada pela primeira vez de modo virtual, a premiação teve que se adaptar ao contexto da pandemia, uma vez que não era possível avaliar os projetos de forma presencial em todas as cidades. Desta forma, a maioria das análises de campo foram realizadas a distância, garantindo mais agilidade e segurança aos participantes.

Osmar de Araújo Gomes, presidente do Sindafep“É um reconhecimento às boas práticas dos gestores públicos municipais do Paraná, que mesmo diante das dificuldades conseguiram atender bem a população, sobretudo neste momento de pandemia. Serve também de incentivo para que outros gestores participem nas próximas edições”, afirma Osmar de Araújo Gomes, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), entidade que realiza a premiação.

Laerzio Chiesorin Júnior, coordenador-geral do PGP-PRO coordenador-geral do PGP-PR, Laerzio Chiesorin Júnior, ressaltou o trabalho dos gestores públicos durante a pandemia. “Neste ano em que as restrições financeiras normais somaram-se às inúmeras dificuldades trazidas pela pandemia, com altíssimos e não planejados gastos com a saúde, empreender, aprender e revisar prioridades foi a tônica”, explica Laerzio. “Parabéns aos gestores que foram sensíveis ao espírito empreendedor de seus servidores, dando-lhes asas para voar nos projetos deste PGP”, conclui.

Professor Euler, vereador de Curitiba que presidiu a Sessão SoleneEste foi o primeiro ano em que a cerimônia aconteceu na CMC. Para o 2º secretário da Casa, vereador Professor Euler, foi uma honra ter presidido a Sessão Solene de premiação. “Para mim foi uma satisfação ter sido convidado para presidir a sessão de um prêmio que eu já conhecia e acompanhava, mas que eu nunca tive a oportunidade de estar na sessão participando. Hoje, não só participar mas presidir a sessão do 8º Prêmio Gestor Público Paraná, foi uma honra”, conta Euler. “Que daqui para frente a Câmara de Curitiba se envolva cada vez  mais com o Prêmio, inclusive apresentando projetos. Quem sabe sai um projeto vencedor aqui da CMC”, conclui o vereador.

Veja abaixo um resumo sobre os principais ganhadores da 8ª edição do PGP-PR.

Melhor do Ano

Com a chegada da pandemia e a impossibilidade de realizar aulas presenciais a partir do mês de março, a Prefeitura de Guaíra desenvolveu o Educárius EAD - Inovando o Ensino Infantil e Fundamental, que consiste em uma plataforma digital para organizar e disponibilizar videoaulas e atividades aos alunos da rede municipal de ensino em período pandêmico, elaborado com softwares livres, sem custos de licenças.

Tema do Ano

A Voe - Aceleradora de Negócios é voltada para os Microempreendedores Individuais de Ponta Grossa. Com uma metodologia inovadora, o programa é ofertado duas vezes ao ano, com duração de quatro meses, em que são realizados workshops e mentorias. No final do programa, as empresas se apresentam para uma banca e relatam as mudanças imediatas ou planejadas que contribuíram para o seu crescimento empresarial.

Administração Tributária

A Prefeitura de Nova Esperança desenvolveu o projeto Transformando Patrimônio Público em Soluções, Infraestrutura e Qualidade de Vida a Toda Municipalidade, em que foram levantados todos os bens da administração municipal, buscando vender imóveis e móveis do patrimônio público não utilizados para investir em diversas áreas necessitadas.

Tecnologia e Inovação

A principal finalidade do SIG Geo, de Marechal Cândido Rondon, é contribuir para a modernização da Administração Municipal de maneira escalável, com ênfase na melhoria da qualidade da informação por meio de sistemas de georreferenciamento e geoprocessamento. Foram utilizadas ferramentas livres e gratuitas, de modo a integrar a estrutura existente e utilizar dados da IPM (Sistemas de Gestão Pública).

Confira os projetos premiados e seus respectivos municípios:

TROFÉU MELHOR DO ANO

Projeto: Educárius EAD - Inovando o Ensino Infantil e Fundamental
Município: Guaíra

TROFÉU TEMA DO ANO – EMPREENDEDORISMO

Projeto: Voe Aceleradora de Negócios
Município: Ponta Grossa

TROFÉU ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA

Projeto: Transformando Patrimônio Público em Soluções, Infraestrutura e Qualidade de Vida a Toda Municipalidade
Município: Nova Esperança

TROFÉU TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Projeto: SIG Geo M.C. Rondon
Município: Marechal Cândido Rondon

TROFÉUS PRÊMIO GESTOR PÚBLICO PARANÁ

Projeto: Agudos de Portas Abertas
Município: Agudos do Sul

Projeto: Programa Campo Mourão + Ativa
Município: Campo Mourão

Projeto: Minha Casa Melhor
Município: Cianorte

Projeto: Programa de Aceleração ao Desenvolvimento Econômico
Município: Fazenda Rio Grande

Projeto: Re (Inovação) no Atendimento Público Municipal
Município: Francisco Beltrão

Projeto: Central de Vagas: Boas Práticas na Administração Pública
Município: Londrina

Projeto: Pró Leite - Projeto de incentivo ao melhoramento da produção leiteira em Nova Tebas
Município: Nova Tebas

Projeto: Práticas Restaurativas: Empreender na Mudança de Cultura do Ambiente Escolar por meio do Vínculo entre Aluno, Família e Escola
Município: Paranavaí

Projeto: Projeto Interventor
Município: Rondon

Projeto: Fomento Café
Município: Tomazina

Projeto: Mapa Interativo Referente à Obras Públicas, Aquisições e Contratação de Empresas do Município de Umuarama
Município: Umuarama

Projeto: Educação Fiscal e Tributária: Formando Cidadãos para o Futuro
Município: União da Vitória

CERTIFICADOS DE RECONHECIMENTO

Projeto: Coleta Seletiva Rural
Município: Altamira do Paraná

Projeto: Luzes da Ribalta
Município: Apucarana

Projeto: Espaço do Empreendedor Social
Município: Cafelândia

Projeto: Contador de Histórias
Município: Cascavel

Projeto: Dinossauros e Pterossauros de Cruzeiro do Oeste
Município: Cruzeiro do Oeste

Projeto: Grupo de Trabalho de Assistência Farmacêutica da Região Metropolitana de Curitiba
Município: Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp)

Projeto: Certificado de Responsabilidade Sanitária e Selo de Ambiente Protegido no Município de Foz do Iguaçu
Município: Foz do Iguaçu

Projeto: Fortalece Itaipulândia
Município: Itaipulândia

Projeto: Sementinhas do Saber do CMEI para Casa
Município: Ivaiporã

Projeto: Jardim Alegre Energia Renovável: Primeiro Município 100% LED e com seu Próprio Parque de Geração de Energia Solar
Município: Jardim Alegre

Projeto: Programa Construindo Meu Futuro X Projeto Jovem Empreendedor
Município: Lapa

Projeto: O que os Olhos Não Veem
Município: Mandaguari

Projeto: Mapeamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2019
Município: Mandirituba

Projeto: Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Marechal Cândido Rondon
Município: Marechal Cândido Rondon

Projeto: Programa Marialva Compra
Município: Marialva

Projeto: Edital de Soluções Inovadoras: Banco de Ideias e Incentivo ao Empreendedorismo
Município: Maringá

Projeto: Criando Políticas de Sustentabilidade com a Energia Renovável
Município: Mercedes

Projeto: Nova Aurora Digital 10 anos
Município: Nova Aurora

Projeto: Regularização da Taxa de Lixo de Nova Esperança e Construção do Ecoponto
Município: Nova Esperança

Projeto: União e Parceria Vencendo a Fibromialgia
Município: Pérola

Projeto: Programas de Apoio ao Produtor Rural
Município: Santa Terezinha de Itaipu

Projeto: Educação Remota da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Ponta Grossa por Ocasião da Pandemia do Covid-19
Município: Ponta Grossa

Projeto: Morar Legal Construindo Lares em São Miguel
Município: São Miguel do Iguaçu

Projeto: Parque Salto Cavalcanti
Município: Tomazina

MENÇÕES HONROSAS

Projeto: Escolinha Craques do Futuro de Iretama
Município: Iretama

Projeto: Lupa Legislativa
Município: Mandaguari

Projeto: Aplicativo Sala do Empreendedor de Mandirituba
Município: Mandirituba

Presenças

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), Osmar de Araújo Gomes, e o coordenador-geral do PGP-PR, Laerzio Chiesorin Júnior, comandaram a premiação presencialmente na CMC. No plenário, participaram ainda o vice-presidente Sindical, Carlos Alberto Stadler, o vice-presidente Jurídico, Lindolfo Timm, além do 2º secretário da CMC, Professor Euler, que presidiu a sessão.

Participaram da cerimônia de encerramento:

• o prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Júnior;
  • o prefeito de Cafelândia, Estanislau Mateus Franus;
  • representantes da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam);
  • o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos;
  • o prefeito de Cianorte, Claudemir Romero Bongiorno;
  • o prefeito em exercício de Foz do Iguaçu, Nilton Aparecido Bobato;
  • o líder do governo na Câmara de Guaíra, Gileade Osti;
  • o presidente da Associação dos Municípios do Paraná e prefeito de Pérola, Darlan Scalco;
  • o prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista;
  • o presidente da Câmara Municipal de Mandaguari, Hudson Guimarães;
  • representantes da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon;
  • o prefeito de Marialva, Victor Celso Martini;
  • o prefeito de Maringá, Ulisses Maia;
  • representantes da Prefeitura de Nova Aurora;
  • o prefeito de Nova Esperança, Moacir Olivatti;
  • o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes;
  • o prefeito de Umuarama, Celso Luiz Pozzobom.

Apoio

O PGP-PR é realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) desde 2013, e conta com a participação especial da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), com patrocínio da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR), Rádio UniFM, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), União de Vereadores do Paraná (Uvepar) e Zênite.

A premiação é apoiada pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon/PR), Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP), Receita Estadual, Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná e Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco/RS), com apoio técnico do Sebrae.

Veja abaixo a Sessão Solene da premiação do 8º Prêmio Gestor Público Paraná.

Veja abaixo as fotos da cerimônia de encerramento da 8ª edição do PGP-PR.

Veja as fotos dessa notícia