Notícias

Imagem

Cafelândia dá crédito e facilita formalização de empreendedores

Espaço do Empreendedor Social oferece consultorias, processos de desburocratização e reúne em um único espaço serviços e atendimentos de diversos órgãos

OUÇA ESSE CONTEÚDO:




Nos últimos anos, diversas crises levaram a um aumento significativo de trabalhadores informais no Brasil. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), esse cenário tem ficado cada vez mais comum, com milhões de desempregados e sem perspectivas de melhora. Um dos caminhos encontrados para sair desta situação é por meio do empreendedorismo.

Equipe que atua no Espaço do Empreendedor Social de CafelândiaFoi pensando neste aspecto e buscando incentivar a formalização de novos empreendedores que o município de Cafelândia, no Oeste do Paraná, criou o Espaço do Empreendedor Social, que reúne diversos serviços em um único local com contadores, consultores e agentes financeiros, tudo de forma gratuita e à disposição dos novos empreendedores.

No local, eles contam com apoio técnico do Sebrae e também têm acesso a agentes financeiros do Banco do Empreendedor da Fomento Paraná, que disponibilizam linhas de créditos de até R$ 20 mil com melhores condições de pagamento. Além de desburocratizar e facilitar o processo de formalização dos empreendedores de Cafelândia, o projeto auxilia no dia a dia de quem já está formalizado, prestando consultorias e capacitação para Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas. São cursos, palestras e mentorias com foco em diferentes etapas de cada negócio.

Com o projeto funcionando desde 2017, a cidade já reduziu significativamente o índice de informalidade entre a população. Outro benefício foi a queda no número de casos de sonegação de impostos e a diminuição de falências de empresas, que passaram a ter melhor planejamento em todos os setores, como financeiro e marketing. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.