Seguro de Vida é tema da segunda live do Sindafep

Entre os temas abordados estão as modalidades tradicional e resgatável, principais motivos para se ter um seguro e dicas de saúde financeira

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) promoveu nesta quinta-feira, 29 de abril, a live “Seguro de Vida - razões para ter um, ou mais de um”. A transmissão, que ocorreu pelo canal do Youtube da entidade, contou com a participação do presidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes, do vice-presidente de Finanças, Delson Abreu de Lima, e do responsável pela Otium Consultoria e Corretora de Seguros, André Camelo, que falou sobre os seguros tradicional e resgatável, idade para se fazer um seguro de vida, além de tirar as dúvidas dos filiados.

O Seguro de Vida é uma modalidade ainda pouco contratada no Brasil. De acordo com André Camelo, estima-se que entre 3% e 4% da população tenha essa proteção. “A morte ainda é tratada como um tabu, então falar sobre um Seguro de Vida é já pensar na partida, quando na verdade é pensar na sua vida e da sua família”, afirma Camelo. Outro motivo é achar que os custos para se ter um seguro são muito elevados. É aí que as pessoas se enganam.

Ter um Seguro de Vida é sinônimo de proteção, tanto para a pessoa que contrata quanto para os beneficiários. Diante de imprevistos — como morte, acidente ou uma doença grave —, ter um seguro ajuda a atravessar esses momentos, fazendo com que a sua família tenha uma qualidade de vida no caso de acontecer alguma coisa com você. Um Seguro de Vida pode ser feito a partir dos 16 anos (em algumas seguradoras). Já a idade máxima é de 80 anos.

Camelo, que trabalha no ramo de seguros há mais de 25 anos, falou sobre os principais motivos para ter um Seguro de Vida: 1) blindagem do patrimônio em caso de imprevistos e problemas de saúde; 2) proteção da renda; 3) acumulação de capital e planejamento financeiro para objetivos futuros; 4) educação completa para filhos e dependentes; 5) compra de patrimônio como herança para herdeiros; e 6) dinheiro imediato para a família em caso de morte precoce.

O Seguro de Vida pode ser utilizado pelos beneficiários para pagamento de inventário e transmissão de herança, uma vez que muitas vezes os bens são deixados para os familiares, mas estes por sua vez não possuem condições de arcarem com a documentação, que costuma ter custos bem altos.

Na modalidade de Seguro Resgatável, uma parte do valor pago pode ser utilizado pelo contratante em vida, transformando-se em uma reserva financeira. Outro ponto importante do Seguro Resgatável é que o preço dele é nivelado, então não há aumento por idade, apenas o reajuste pela inflação.

No modelo tradicional, a seguradora pode deixar de renovar a apólice de seguro. Já no modelo resgatável isso não acontece: o contrato só pode ser cancelado em caso de inadimplência ou por escolha do contratante.

Coberturas de um Seguro de Vida individual

• Ausência prematura (morte natural ou acidental);
  • Antecipação especial por doença;
  • Invalidez por acidente ou doença;
  • Diagnóstico de doenças graves;
  • Assistência funeral;
  • Proteção para sua renda;
  • Pagamento de diárias por incapacidade temporária, caso fique impossibilitado de exercer sua atividade profissional decorrente de acidente ou doença;
  • Em caso de internação hospitalar para tratamentos clínicos ou cirúrgicos, você pode receber diárias por internação hospitalar.

Dicas de saúde financeira

Durante sua explicação, André Camelo também deu dicas sobre como ter uma boa saúde financeira. São elas:

• Ter um fundo de reserva — recurso que pode ser acessado em curto prazo, de liquidez imediata. O ideal é ter guardado de 6 a 12 meses de suas despesas para eventuais emergências;
  • Ter um plano de saúde — com a imprevisibilidade da vida, é ideal ter um plano de saúde para eventuais internações, acidentes e exames;
  • Ter um seguro de vida e invalidez — para garantir uma renda para você e sua família.

Saiba mais sobre os serviços oferecidos pelo Sindafep Seguros

Entre os produtos oferecidos até o momento pelo Sindafep estão:

• Seguro de Vida;
  • Seguro Auto e Motocicleta;
  • Seguro Portáteis;
  • Seguro Residencial;
  • Seguro Viagem.

O objetivo é ampliar cada vez mais o leque de produtos, entre eles Previdência e Investimentos, temas que surgiram na live sobre o Seguro de Vida.

Dúvidas

Tem alguma dúvida sobre o Sindafep Seguros? Entre em contato pelo telefone/WhatsApp (41) 98458-0425 ou (41) 98458-0349. Você também pode mandar um e-mail para seguros@sindafep.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender.

Faça já a sua cotação e compartilhe com os seus familiares os benefícios do Sindafep Seguros. Quanto mais pessoas contratarem o produto, melhores serão as condições para todos. Saiba mais:

WhatsApp: (41) 98458 0425 (clique aqui)
WhatsApp: (41) 98458 0349 (clique aqui)
E-mail: seguros@sindafep.com.br
www.sindafep.com.br/seguros

Veja abaixo a live completa sobre Seguro de Vida.

Por que o Sindafep trouxe este benefício?

Na abertura da transmissão, Osmar de Araújo Gomes explicou o porquê do Sindafep trazer este benefício aos seus filiados. “Nós estamos trazendo um produto para os nossos filiados. Quando nós implantamos a Unimed, nem todos os colegas aderiram ao plano, mas a grande maioria aderiu. A mesma coisa é com o seguro. É uma série de vantagens que nós queremos trazer para vocês. Ao invés do filiado estar pagando um produto lá fora com um preço maior, por que não economizar e ainda fortalecer seu sindicato?”, defende Osmar.

Outro ponto destacado pelo presidente foi o papel do Sindafep nos campos sindical e social. “A nossa entidade, como o nosso próprio diz, é a junção do sindicato (Sind) com a nossa antiga associação (Afep). Ou seja, nós somos sindicato, para assuntos sindicais, e associação para os nossos eventos festivos, de lazer, e também de benefícios”, argumenta. “Não é obrigatório fazer o seguro, mas faça a cotação para ver as vantagens que você pode ter”, conclui Osmar.