Como lidar com as alergias na primavera?

Com a chegada da primavera, a liberação de pólen e proliferação de ácaros causam inúmeras alergias respiratórias. Saiba o que fazer para evitá-las

Em breve, um novo colorido começará a tomar as ruas em todo o país. Árvores floridas marcam todo o esplendor da primavera, que começa daqui a algumas semanas. Infelizmente, nem tudo são flores para 10% a 20% da população do planeta que sofre de rinite alérgica, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nesta época, as flores liberam bastante pólen, como forma de reprodução, que é carregado por abelhas, insetos, pássaros e o vento, espalhando suas partículas no ar. Para quem tem alergias, trata-se de um verdadeiro tormento, que pode causar mais casos de rinites e alergias respiratórias.

Por este motivo, é muito importante redobrar os cuidados nesta época, com o objetivo de evitar crises respiratórias. Se você tem alergias e já está preocupado com o início da primavera, aqui vão algumas dicas para ajudá-lo a passar pela estação de forma mais leve:

1. Mantenha o nariz úmido e limpo
Higienizar o nariz com soro fisiológico ajuda a combater os efeitos do tempo seco, principalmente no caso das crianças.

2. Combata os ácaros
Além do pólen, ácaros também são característicos da primavera e causadores de alergias. Para evitá-los, mantenha os ambientes ventilados, deixe o sol entrar e troque de travesseiro a cada dois anos, aproximadamente.

3. Evite vassouras
Prefira fazer a faxina com panos úmidos ou um bom aspirador, já que as vassouras dispersam as partículas de poeira e ácaros no ar.

4. Mantenha-se hidratado
Beber bastante água é um hábito que deve ser mantido o ano todo, em especial nesta época do ano.

5. Evite acúmulo de poeira
Tapetes, objetos de decoração, bichos de pelúcia, cortinas… Tudo isso ajuda a acumular poeira e ácaros. Mantenha só o essencial e guarde o restante em sacos plásticos até o final da estação.

Além disso, é importante consultar um médico para fazer os testes adequados e poder iniciar um tratamento, caso necessário.

Seguindo algumas destas medidas, fica mais fácil lidar com a primavera, aproveitando melhor todas as belezas que ela traz.

Fonte: Mude 1 Hábito