Sindafep lança nova edição on-line do Notifisco

Homenagem a Cleto Taminini, Participação do Sindafep em Brasília contra a PEC 32, doação de enxovais e PGP-Pr são alguns dos destaques do jornal

A edição nº229 do Notifisco, jornal tradicional dos Auditores Fiscais, já está disponível no site do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). O material traz as principais notícias da entidade entre os meses de julho e setembro deste ano. Entre elas estão: homenagem a Cleto Tamanini, a 9ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) e assuntos importantes para os filiados, como a Reforma Administrativa e ParanaPrevidência.

O destaque da edição é a homenagem ao Auditor Fiscal, que infelizmente nos deixou, Cleto Tamanini. O político passou no primeiro concurso de Auditores Fiscais do Paraná,  em 1980, e sua luta pela categoria começou a partir desta data. O Auditor sempre foi atuante na área sindical. Sempre atuante, participou de todas as assembleias do sindicato e nunca deixou de lutar pela classe.

No editorial, o presidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes, traz uma mensagem sobre a importância das instituições. “Precisamos entender que a democracia não é algo natural, mas que vem de uma conquista civilizatória dos nossos antepassados ocidentais. O Brasil possui uma democracia jovem. Portanto, é normal que exista esse processo de aperfeiçoamento. Ainda assim, não podemos esquecer que a sua defesa deve ser permanente e contínua. Caso contrário, voltaremos à estaca zero”.

Projetos Sociais

O Sindafep busca apoiar projetos voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em setembro, o projeto Bebê Solidário realizou a sétima entrega de enxovais para grávidas e mães de recém-nascidos em situação de vulnerabilidade de Curitiba e Região Metropolitana. Desde o início, o Projeto já atendeu mais de 1300 bebês.

Prêmio Gestor Público Paraná

O Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), está em sua 9ª edição e tem como tema “Assistência Social – Amparar e Capacitar para Crescer”. As inscrições foram encerradas no dia 16 de julho. Em 2021, 170 projetos foram homologados, superando a marca do ano passado, que teve 162 projetos. Também tivemos cidades concorrendo pela primeira vez, são elas: Alvorada do Sul, Araruna, Astorga, Doutor Camargo, Figueira, Janiópolis, Nova Londrina e Rio Branco do Sul.

Dia do Auditor Fiscal

No dia 21 de setembro foi comemorado o Dia do Auditor Fiscal. O dia foi instituído através da promulgação do Projeto de Lei Nº 500/09, atendendo à solicitação do Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado do Paraná (Sindafep). O projeto se transformou na Lei Nº 16.453, de 22 de fevereiro de 2010, passando oficialmente a fazer parte do calendário cívico do estado do Paraná.

O dia 21 de Setembro foi escolhido em alusão às comemorações do Dia de São Mateus, que ocorrem na mesma data. Mateus era um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, exercia anteriormente a função de coletor de impostos. Mesma função desempenhada pelos Auditores Fiscais.

Fisco Saudade

A edição também traz uma homenagem para aqueles que, infelizmente, nos deixaram nos últimos meses.

Clique aqui e veja essas e outras notícias do Sindafep na nova edição do Notifisco.