Em Sessão Solene na CMC, Sindafep homenageia prefeituras pelo PGP-PR 2021

A cerimônia de encerramento da 9ª edição foi prestigiada de forma virtual por prefeitos e secretários municipais

Nesta quarta-feira (24), foram divulgados os vencedores dos Troféus, Certificados de Reconhecimento e Menções Honrosas da 9ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). Em Sessão Solene na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), gestores públicos municipais foram reconhecidos pelos bons projetos inscritos nesta edição. O evento foi prestigiado de forma virtual por prefeitos e secretários municipais.

Tico Kuzma, presidente da CMC │ Fotografia: Carlos Costa/CMC"Em nome da Mesa Diretora da Câmara Municipal e em nome dos 38 vereadores e vereadoras, eu quero agradecer ao presidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes, pela oportunidade de fazermos em conjunto essa sessão solene. Mas, sobretudo, pela proposta do Prêmio de homenagear os gestores dos municípios. Nós sabemos que existem muitos para criticar e para apontar aquilo que ainda precisa ser feito, mas o reconhecimento não vem. Então, é muito importante termos uma entidade reconhecendo o trabalho difícil que é realizado nas cidades. Quantos bons projetos nós temos aqui no Estado do Paraná! Como é importante esse reconhecimento, que ele sirva de incentivo aos gestores para que continuem o trabalho e que o Banco de Projetos sirva de exemplo para outras cidades", ressaltou o presidente da CMC, Tico Kuzma.

Foram 45 projetos premiados, desenvolvidos por 34 municípios do Paraná. O Troféu de Melhor do Ano foi concedido ao projeto “De Informal a Empresário Legal”, realizado pelo município de Ponta Grossa. O tema deste ano foi “Assistência Social: Amparar e capacitar para crescer”, categoria conquistada pelo município de Nova Aurora pelo “1º Concurso Cultural de Desenho – 18 de Maio, Faça Bonito”. O projeto “Internet de Qualidade nas Comunidades Rurais”, executado pelo município de Mandirituba, foi reconhecido com o Troféu de Tecnologia e Inovação.

Osmar de Araújo Gomes, presidente do Sindafep │Fotografia: Rodrigo Fonseca/CMC"Alguns podem achar estranho um sindicato de Auditores estaduais promover um prêmio para gestores municipais. Mas costumamos esclarecer que, além da vinculação derivada da participação do município na arrecadação dos impostos estaduais (o ICMS e o IPVA) — o que naturalmente aproxima as duas administrações e os seus servidores, o nosso sindicato se autointitula e trabalha como um sindicato cidadão. Isso significa que entendemos a importância da nossa entidade influenciar positivamente a sociedade. O nosso sindicato sempre atuou fortemente no âmbito da assistência social, mas decidiu ampliar a sua atuação, reconhecendo os projetos municipais com resultados efetivos na vida dos cidadãos e que mudam a realidade local. Abraçaram essa missão dezenas dos nossos associados, Auditores Fiscais residentes em todas as regiões do Estado do Paraná, que assumem o seu papel voluntariamente, durante todo o ano. Então, a todos que se dedicam a esse Prêmio, os nossos agradecimentos", relembrou o presidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes.

Melhores do Ano 2021

Melhor do Ano – “De Informal a Empresário Legal”: Nos Centros de Referência de Assistência Social, os futuros empreendedores recebem orientação e apoio do município de Ponta Grossa para potencializar a efetivação da política pública do MEI como combate à pobreza.

Elizabeth Silveira Schmidt, prefeita de Ponta Grossa │Fotografia: Rodrigo Fonseca/CMC"Eu quero a princípio dar os parabéns a todos os protagonistas, responsáveis pela história construída também por meio do Prêmio Gestor Público Paraná, vocês são espetaculares. Parabéns pelo exemplo de cidadania e de comprometimento com as cidades do Paraná, porque a premiação é motivação e inspiração para o nosso trabalho e para nossa dedicação cada vez maior. Eu quero agradecer em nome de todos os prefeitos que tiveram os seus projetos aqui nomeados e também a todos os servidores e equipes que participaram de todo o processo. Nós estamos muito felizes porque conquistamos quatro projetos hoje", enalteceu a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt.

Tecnologia e Inovação  “Internet de Qualidade nas Comunidades Rurais”: A iniciativa do município de Mandirituba leva internet de qualidade para as famílias que residem na área rural do município, que pela distância até a cidade, não tem acesso à tecnologia de fibra ótica.

Assistência Social: Amparar e capacitar para crescer – “1º Concurso Cultural de Desenho – 18 de Maio, Faça Bonito”: Esse concurso foi criado para sensibilizar, informar e convocar toda a população de Nova Aurora para participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Assim, é possível garantir o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, estando livres do abuso e da exploração sexual.

Laerzio Chiesorin Junior, Coordenador-Geral do PGP-PR │Fotografia: Rodrigo Fonseca/CMC"Vimos exemplos de projetos grandiosos, com intervenções urbanas de grande significado e alto custo, bem como projetos de execução simples, com pouquíssimo gasto, mas com resultados efetivos, com mudanças de vidas e nas vidas das pessoas. [...] Para nós da coordenação do PGP-PR, a missão é rastrear, avaliar, reconhecer e divulgar o merecimento. É um verdadeiro garimpar, com a certeza de sempre encontrar preciosidades. A cada ano nos surpreendemos com a criatividade, o esforço e a capacidade de superação dos servidores municipais. Obrigado por sua dedicação ao cidadão, destinatário final do nosso trabalho", pronunciou-se o coordenador-geral do PGP-PR, Laerzio Chiesorin Júnior.

Iniciativas que garantiram o troféu do PGP-PR 2021

AMBULATÓRIO PÓS-COVID
Ulisses Maia Kotsifas – Prefeito de Maringá

APROFUNDAMENTO PEDAGÓGICO: CAPACITAR PARA AMPARAR, CRESCER E EMANCIPAR
Carlos Henrique Rossato Gomes – Prefeito de Paranavaí

APUCARANA MAIS VERDE: UMA POLÍTICA PÚBLICA SIGNIFICATIVA DE ATUAÇÃO JUNTO AOS RESÍDUOS SÓLIDOS
Sebastião Ferreira

ASSISTÊNCIA EM CASA AO PACIENTE – HOME CARE – COVID
Antônio França Benjamin – Prefeito de Medianeira

BANCO DA MULHER
Leonaldo Paranhos da Silva – Prefeito de Cascavel

CURRÍCULO TOP
Beto Lunitti – Prefeito de Toledo

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Francisco Lacerda Brasileiro – Prefeito de Foz do Iguaçu

EDUCADOR PAR
Marcelo Belinati – Prefeito de Londrina

ESPETÁCULO 3D
Maria Helena Bertoco Rodrigues – Prefeita de Cruzeiro do Oeste

IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO MUNICIPAL DE COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
Moisés Aparecido de Souza – Prefeito de Catanduvas

Leonaldo Paranhos – Prefeito de Cascavel

APOIO A COLETA SELETIVA E AOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
Leonir Antunes dos Santos – Prefeito de Boa Vista da Aparecida

SUBSÍDIO A BENEFÍCIO EVENTUAL EMERGENCIAL MODALIDADE CARTÃO ALIMENTAÇÃO PARA PROTEÇÃO SOCIAL DE FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE DESPROTEÇÃO SOCIAL
Marcelo Belinati – Prefeito de Londrina

CAPACITANDO PARA O DESENVOLVIMENTO
Marcio Andrei Rauber – Prefeito de Marechal Cândido Rondon

COMPOSTAGEM NO JARDIM BOTÂNICO MUNICIPAL
Moacir Olivatti – Prefeito de Nova Esperança

MESA SOLIDÁRIA
Rafael Greca de Macedo – Prefeito de Curitiba

PROJETO COLMEINHA REAL
Same Saab – Prefeito de Iretama

CIDADANIA PARA TODOS - CRAS ITINERANTE
Sebastião Ferreira Martins Junior – Prefeito de Apucarana

PROGRAMA MARIALVA COMPRA
Victor Celso Martini – Prefeito de Marialva

MARIALVA + DIGITAL - MARIALVA SPORTAPP
Victor Celso Martini – Prefeito de Marialva

Iniciativas agraciadas com menções honrosas

FOMENTO CAFÉ
Flávio Xavier de Lima Zanrosso – Prefeito de Tomazina

EDUCÁRIUS EAD - INOVANDO O ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL
Heraldo Trento – Prefeito de Guaíra

PROGRAMA CAMPO MOURÃO + ATIVA
Marcelo de Oliveira Lima – Presidente da Fundação de Esportes de Campo Mourão

TRANSFORMANDO PATRIMÔNIO PÚBLICO EM SOLUÇÕES, INFRAESTRUTURA E QUALIDADE DE VIDA A TODA MUNICIPALIDADE
Moacir Olivatti – Prefeito de Nova Esperança

VOE ACELERADORA DE NEGÓCIOS
Elizabeth Silveira Schmidt  – Prefeita de Ponta Grossa

Realização e apoios

O Prêmio Gestor Público Paraná é uma realização do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) com participação especial da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). Patrocinado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná (Funpar), pelo Grupo Datacenso, pela Kultivi, pela Ordem dos Advogados do Brasil — Paraná (OAB/PR), pela Otium Seguros e pela UNIFM, o Prêmio conta com o apoio técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O PGP-PR é apoiado pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp); Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-Paraná), Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar); Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon PR); Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR); Governo do Estado do Paraná; Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública (PGP); Receita Estadual, Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco-RS) e União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar).

Troféu do PGP-PR │Fotografia: Rodrigo Fonseca/CMCTema do ano 2022 - Energia

Um dos maiores problemas enfrentados pelo Brasil é quanto a produção e consumo de energia. Esse deve ser um dos pilares quando pensamos em sustentabilidade e na proteção do nosso planeta para as futuras gerações. Por esse motivo, é necessário que os municípios executem iniciativas que solucionem esse problema.

Neste sentido, em 2022, a busca será por projetos que contribuam para o aumento e melhoria do fornecimento e distribuição de energia. São diversas possibilidades envolvidas, desde a racionalização de seu consumo até a redução do seu custo. Estamos ansiosos para conhecer os projetos criativos que serão apresentados pelos gestores do Paraná! Não fique de fora, será uma grande festa de 10 anos do PGP-PR!

Confira a íntegra da Sessão Solene do 9º Prêmio Gestor Público Paraná:

Veja as fotos dessa notícia

Fotografia: Carlos Costa/CMC