Notícias

Imagem

Prefeitura aposta no diálogo com adolescentes para reduzir o consumo de drogas na cidade

A iniciativa pretende atingir os 39 colégios estaduais de Maringá

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

 

 

Representando uma problemática constante, o consumo de drogas tem se iniciado cada vez mais cedo. Na tentativa de reduzir esse problema, especialmente entre adolescentes e jovens, a administração de Maringá desenvolveu o projeto Papo Legal. 

A iniciativa vê nos jovens a necessidade de refletir e discutir questões sobre o consumo de álcool e outras drogas. O Papo Legal é realizado pela Diretoria de Programas sobre Drogas, que atua em conjunto com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Cidadania, de Trânsito e Segurança (Setrans) e Educação, com a rede estadual de ensino e instituições municipais de serviço social.

São oportunizados momentos em que os alunos podem esclarecer suas dúvidas e questionamentos sobre entorpecentes. Os encontros contam com a presença de profissionais que representam a rede de atendimento de Maringá, permitindo que a discussão aconteça em grupos menores. Ao final da conversa, os participantes recebem material informativo. 

Os momentos de reflexão e discussão abrem espaço para que os participantes possam se conscientizar sobre os riscos relacionados ao consumo de drogas. A interação entre os participantes e os representantes das áreas de autoridade, cuidado e prevenção é interessante, já que os questionamentos e apontamentos são abordados e esclarecidos, dando forma efetiva ao projeto. A proximidade entre a iniciativa e a comunidade permite que os cidadãos tenham mais conhecimento sobre prevenção e cuidados, por meio tanto do material informativo quanto da divulgação do sistema de atendimento do município.

A iniciativa pretende atingir os 39 colégios estaduais de Maringá.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2015 e uma menção honrosa em 2016, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). 

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.