Município cria projeto para atender com agilidade pacientes com sequelas da Covid

Em cinco meses, mais de 900 atendimentos foram realizados em Maringá

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

O projeto “Ambulatório Pós-Covid (APC)”, foi criado para oferecer atendimento aos pacientes que tiveram alta hospitalar com sequelas neurológicas, musculares e motoras em decorrência da Covid-19.  Desde o início do programa, mais de 900 pacientes receberam atendimento especializado e de forma rápida no APC. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a fila de espera chega a 45 dias.

Os sintomas mais comuns da síndrome pós-Covid são fadiga, falta de ar, dor articular, desconforto torácico e tosse seca. No entanto, há relatos de ampla variação de complicações e sintomas, incluindo queixas osteomusculares, como dor muscular e inflamação nas articulações, além perda do olfato, paladar, falta de apetite e dor ao engolir.

Para os pacientes que apresentam algum destes sintomas, a Secretaria de Saúde de Maringá em parceria com instituições de ensino local, como o Centro Universitário Ingá (Uningá), Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) e Universidade Estadual de Maringá (UEM), oferece tratamento nas especialidades de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e odontologia. Além disso, são disponibilizados atendimentos com educadores físicos, médicos, enfermeiros e assistentes sociais.

Depois de realizarem a triagem na Unidade Básica de Saúde (UBS), os pacientes são direcionados para uma das instituições parceiras, conforme disponibilidade de vaga, para realizarem o tratamento adequado.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná 2021, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).