Notícias

Imagem

Muita gente não usa protetor solar, mesmo sabendo de sua importância

O uso do protetor solar é o método mais importante na prevenção do câncer de pele. Quase todo mundo sabe disso, mas apenas 69% levam esse hábito a sério, segundo pesquisa feita pela HSR Health em parceria com a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). Foram ouvidas mil pessoas de todas as regiões do Brasil.

Incorporar essa prática no dia a dia é essencial, já que a exposição excessiva ao sol é a principal causa de tumores malignos nesse órgão. Estudos apontam que a utilização do produto nos primeiros 20 anos de vida reduz o risco de câncer de pele em 78%.

“Há outros fatores para o câncer de pele, mas eles são bastante específicos e ocorrem com imunossuprimidos, como pessoas que realizaram transplantes, passaram por radioterapia ou têm raros tipos de infecção de pele”, explica Gerson Geraldo de Paula, dermatologista da Abrale.

O sol proporciona inúmeros benefícios à saúde, mas, para aproveitar o lado bom desse astro é preciso se proteger com filtros solares, evitar a exposição entre 9 e 15 horas, além de usar camiseta, óculos e chapéu.

“Durante 15 ou até 20 minutos tiramos vantagem do sol para a saúde da pele e absorvemos a vitamina D e outros nutrientes. Ultrapassando esse limite, ele começa a ser prejudicial”, avisa de Paula.

O protetor solar deve agir como uma barreira contra os raios ultravioleta (UVA e UVB), que ajudam nessa absorção de vitaminas, mas também são os causadores do envelhecimento, manchas e cânceres.

“Porém, a aplicação do filtro não impede que o corpo receba o que precisa, e ainda ajuda a proteger contra os efeitos nocivos dessa radiação”, informa o dermatologista.

Pessoas de pele, olhos e cabelos mais claros fazem parte do grupo de maior risco e devem optar por um protetor com fator de proteção (o tal do FPS) mais elevado. O produto deve ser renovado de duas em duas horas, no mínimo.

E capriche na hora de passar! O ideal é espalhar a loção alguns minutos antes de se vestir para que a cobertura seja mais uniforme e bem feita.

Tem que passar em todos os cantos
Na cidade, o calorão também não dá trégua. Assim, a tendência durante o verão é usar menos roupa e deixar mais partes do corpo à mostra. Então, não adianta passar o protetor no corpo todo só quando estiver com trajes de banho.

De acordo com a pesquisa da HSR Health e da Abrale, quem usa filtro sempre lembra do rosto (66%), dá uma certa atenção aos braços (49%), mas ignora a perna e o restante do corpo (24%).

“As áreas expostas por mais tempo é que a terão maior risco sofrer lesões. Se a pessoa trabalha na rua, precisa criar o hábito de proteger braços e, se estiver de shorts, saia ou vestido, deve passar o protetor nas pernas”, destaca o médico da Abrale.

Homens são mais negligentes
A pesquisa também identificou que apenas 30% dos homens são usuários de filtros solares — entre mulheres, o índice chega a 70%. Só que o câncer de pele não poupa ninguém.

Vale lembrar que a doença se divide entre dois tipos. O melanoma é a versão mais agressiva e letal. Ela se origina nas células produtoras de melanina (o pigmento da pele), e foi diagnosticado em 4 200 homens e 4 250 mulheres em 2020, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Já o tipo não melanoma corresponde a aproximadamente 90% do total de casos. Seu crescimento costuma ser um pouco mais lento e há menor capacidade migração para outros órgãos do corpo. Em 2020, 83 770 homens e 93 160 receberam o diagnóstico desse tumor.

 

Fonte: Veja Saúde

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.