Presidente eleito para a gestão 2023/2025, comenta os desafios que a Diretoria terá pela frente

Chapa União Sindafep é eleita com 623 votos

No dia 30 de setembro, às 17h, foram encerradas as votações das Eleições Sindicais do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). Com isso, obtivemos o resultado oficial: a Chapa União Sindafep foi eleita com 623 votos para estar à frente do Sindicato no triênio 2023/2025.

O presidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes, comentou sobre o processo de votação online, que foi utilizado pela primeira vez. “As eleições foram sensacionais, foram bem aceitas pela nossa categoria e não houve problema nenhum em relação à plataforma. De uma forma geral, a ferramenta foi muito boa, ela possui todos os recursos para fazermos as eleições de modo virtual daqui para frente. Além disso, os feedbacks dos filiados foram muito positivos, eles comentaram que o processo é seguro e muito fácil. Agradeço a toda Diretoria, principalmente ao Lindolfo Timm que estava envolvido nesse processo e ao pessoal da informática que deu todo o suporte necessário. O Sindafep está de parabéns por ter inovado nesse processo de votação”, afirmou Osmar.

O Sindafep também realizou uma entrevista com o Auditor Fiscal Fernades dos Santos, que assumirá a presidência do Sindafep a partir do próximo ano. Confira:

Quais são os desafios da próxima gestão?

Fernades: Na próxima gestão, eu entendo que nós teremos pelo menos quatro grandes desafios. O primeiro deles é a solução do teto salarial, já que o salário dos Auditores Fiscais está limitado ao salário do governador, o qual foi congelado em 2019, no primeiro ano da gestão do Ratinho Junior e continua até hoje. Essa luta já vem sendo travada pela atual Diretoria e continuará na próxima.

O segundo desafio é a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5510, que se encontra no Supremo Tribunal Federal. Essa ação é muito importante para a carreira dos Auditores Fiscais, pois todos aqueles que ingressaram na carreira antes da vigência da Lei 131/2010, hoje tem a legitimidade questionada nesta ação que está no Supremo, alegando que houve transposição. Isso porque antes nós tínhamos originalmente a Lei 7051 de 1978 que posteriormente foi substituída pela Lei 92 de 2002, a qual modificou o nome da carreira de Agentes Fiscais para Auditores Fiscais. A solução dessa ADI é absolutamente necessária para dar segurança jurídica a todos os que estão nesta condição, que hoje são mais de 90% da categoria.

O terceiro ponto, evidentemente, são as novas conquistas salariais. Porque conforme eu comentei, resolvida a questão do teto salarial e da ADI 5510, teremos que ir em busca de novas conquistas salariais, porque acreditamos que haverá muita dificuldade por parte do Governo do Estado nas reposições salariais. Sendo que, hoje, dependendo da categoria, a defasagem já passa dos 30% em decorrência do processo inflacionário e da não reposição pelos governos ao longo dos últimos dez anos. Por isso, é necessário que nós busquemos esta reposição salarial.

O quarto ponto é a questão patrimonial do Sindafep. A entidade possui um patrimônio bastante representativo, entretanto, as nossas associações são cada vez menos utilizadas pelos Auditores Fiscais. Isso ocorre pela mudança na condição econômica dos seus associados e também em decorrência da idade, já que hoje uma parcela expressiva da nossa categoria é de aposentados.

Qual a importância do Sindafep e da Receita Estadual estarem com administrações alinhadas para enfrentar esses desafios?

Fernades: É fundamental estarmos com as administrações alinhadas para enfrentarmos esses desafios. O Sindafep é uma entidade que tem uma condição econômica boa e que tem um número expressivo de associados e é inegável todas as conquistas e todas as demandas que precisam ser alinhadas com a Receita Estadual. Por isso, é fundamental que possamos trabalhar conjuntamente com a Receita para alinhar os interesses dos Auditores Fiscais. Além disso, tenho a plena certeza de que a sociedade só irá ganhar se trabalharmos todos juntos.

Quatro dos seis diretores já foram presidentes do Sindafep. Como essa experiência agrega para fazer uma boa gestão?

Fernades: É bem importante essa questão porque, como nós sabemos, a experiência por si só não é garantia de que teremos bons resultados. A atual Diretoria é composta por três ex-presidentes – em breve, quatro, quando o Osmar concluir essa gestão – que já participaram de grandes conquistas da categoria.

As conquistas obtidas pelos Auditores ao longo desses últimos 30 anos têm a participação direta ou indireta de alguns desses ex-presidentes. Nós queremos agregar essa experiência para as lutas classistas, mas também patrimoniais que conhecemos bem. Pretendemos unir essa experiência para que possamos fazer um processo democrático, um debate com respeito às opiniões diferentes para obtermos as conquistas que são tão necessárias.

Conheça os membros da chapa eleita:
Presidente: Fernades dos Santos
Vice-Presidente Sindical: Wanderci Polaquini
Vice-Presidente Administrativo: Delson Abreu de Lima
Vice-Presidente de Finanças: Agenor Carvalho Dias
Vice-Presidente Jurídico: Lindolfo Timm
Vice-Presidente de Aposentados e Pensionistas: Osmar de Araújo Gomes

Além dos titulares, compõe a chapa quatro suplentes:
Nilce Costa Nascentes
Marcelo Pertille
Helio Hisashi Obara
Acyr Jose Bueno Murbach

Membros eleitos do Conselho Fiscal:
Giancarlo Torres
Reginaldo de França
Raul Wellner Filho
Carlos Alberto Stadler
Pedro Sanches

Suplentes do Conselho Fiscal:
Lidio Franco Sanmways
Carlos Alberto Stella
Pedro Luiz de Paula Neto

Desejamos sucesso para a próxima gestão.