Sindafep homenageia prefeituras do Paraná, em Sessão Solene na ALEP

Depois de dois anos, a Cerimônia de Encerramento da 10ª edição foi realizada presencialmente

Nesta terça-feira (22), em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), foram divulgados os vencedores dos Troféus, Certificados de Reconhecimento e Menções Honrosas da 10ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). Depois de dois anos sendo realizada de forma virtual, por conta da pandemia da Covid-19, gestores públicos municipais puderam prestigiar a solenidade presencialmente.

Presidente da Alep, Ademar Traiano“Cumprimento o nosso Sindicato que presta relevantes serviços ao Estado em uma perfeita harmonia com o poder Legislativo, promovendo este evento que, com certeza, tem uma importância que transcende qualquer outra iniciativa. Ao tempo em que se coloca à disposição dos senhores prefeitos, gestores e secretários municipais, a possibilidade de escrever projetos relevantes e de interesse público, Por isso, é vital darmos o nosso aval e o nosso apoio a essas iniciativas. Eu quero parabenizar a todos aqueles que participaram dos projetos, que fizeram a inscrição, que foram premiados e dizer que a nossa Casa está aberta para vocês. Sejam todos bem-vindos, sintam-se em casa, o momento é de vocês, a festa é de vocês”, concluiu o presidente da Alep, Ademar Traiano.

O evento foi prestigiado por deputados estaduais, prefeitos e secretários municipais. Nesta edição, foram premiados 42 projetos de 31 municípios do estado do Paraná. O Troféu de Melhor do Ano foi concedido ao projeto “Roncador Sustentável” e entregue ao prefeito do município, Vivaldo Lessa Moreira. O Troféu de Tecnologia e Inovação foi para o projeto Mapa Digital, do município de Medianeira. Pela primeira vez, o Troféu de Tema do Ano foi atribuído a dois projetos:

• Geração distribuída de energia elétrica a partir do biogás proveniente do aterro sanitário municipal (Cascavel)
  • Ponta Grossa Sustentável: transformando resíduos em energia (Ponta Grossa)

Presidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes“Em 2022, comemoramos a décima edição desta iniciativa que já homologou 1425 projetos dos quais 395 foram premiados. O PGP-PR tem se consolidado como uma das mais importantes premiações do Brasil por valorizar e reconhecer projetos de administração pública que são inovadores, criativos e que trouxeram desenvolvimento sustentável para a sociedade. O Fisco do Paraná, cuja a instituição tem a responsabilidade de arrecadar os impostos estaduais dos quais 25% do ICMS e 50% do IPVA são compartilhados com os municípios, têm a convicção de que é necessário a responsabilidade na arrecadação dos tributos e também de ter o mesmo zelo ao investi-los em saúde, educação, segurança e tantas outras áreas que a administração pública se faz presente. O Sindafep tem trabalhado para conscientizar os membros da sua categoria, bem como os administradores públicos, parlamentares estaduais e municipais, da fundamental importância da gestão dos prefeitos e suas equipes para o desenvolvimento dos munícipes e atendimento das demandas da sociedade [...] Temos a absoluta certeza de que os projetos aqui premiados já renderam muitos frutos, os quais se multiplicaram com a possibilidade de serem replicados por centenas de municípios, ao serem disponibilizados em nosso Banco de Projetos. Agradeço a todos que estão presentes nesta noite, que tem a finalidade de reconhecer o esforço e o esmero de cada gestor público. Muito obrigado”, finalizou o presidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes.

10 anos da premiação
Coordenador-Geral do PGP-PR, Laerzio Chiesorin JuniorO Coordenador-Geral do PGP-PR, Laerzio Chiesorin Junior, discorreu sobre os dez anos da premiação. “É um prazer retornar a essa Casa para mais um momento de alegria, de festa para os municípios paranaenses. Começo com uma pergunta: o que acontece em dez anos? Um bebê nasce, se torna uma criança e começa a entender o mundo em que se encontra. Uma criança se torna um adolescente. Um adolescente se torna um adulto e um adulto pode se tornar um idoso. Uma ideia pode se tornar uma iniciativa, um Sindicato deixa de defender somente as ideias do seus associados e assume o protagonismo em responsabilidade social ao se tornar incentivador e divulgador de uma administração pública ágil, eficiente, planejada e resolutiva. Em dez anos, se pode plantar uma semente que se cuidada irá se desenvolver. [...] Obrigado às várias gestões do Sindafep, de seus colaboradores, aos amigos do Comitê Técnico e avaliadores por esses dez anos, especialmente nesta última edição, pela confiança e comprometimento na busca dos bons projetos. Parabéns a todos vocês e vida longa ao nosso Prêmio Gestor Público.”

Melhor do ano em 2022
Prefeito de Roncador, Vivaldo Lessa MoreiraO prefeito do município de Roncador, Vivaldo Lessa Moreira, agradeceu a premiação pelo Troféu de Melhor do Ano: “É a primeira vez que Roncador está neste seleto grupo de municípios. Confesso que a emoção é grande de ver tantos projetos nesta Casa de Leis, nesta Casa do povo e Roncador ser reconhecido a nível estadual. Muito obrigado a nossa equipe, a gestão pública, ao secretário de Desenvolvimento Sustentável do estado do Paraná, que foi quem provocou essa ação em um município pequeno como o nosso, com 11 mil habitantes. Devido a nossa ação, a nossa coragem, podemos nos tornar um exemplo para vários municípios do Paraná e também do Brasil. Receber o Prêmio nos mostrou que estamos no caminho certo e agora vou pedir para a minha equipe entrar no Banco de Projetos e buscar inspirações para o nosso município”.

Confira os projetos que conquistaram o Troféu PGP-PR:

• Estudar – material estruturado para os anos iniciais do ensino fundamental (Araucária)
  • Uma mente diferente (Céu Azul)
  • O paraíso paleontológico de Cruzeiro do Oeste (Cruzeiro do Oeste)
  • Desburocratização de autorização de internação hospitalar (Campo Mourão)
  • Colmeinha real (Iretama)
  • Plantando o futuro – (Maringá)
  • Vereador mirim (Matelândia)
  • Zé do livro & Chica letras – é tempo de ler e aprender! (Palmas)
  • Suruquá produtora pública de audiovisual (Paranavaí)
  • Pato rotas do campo (Pato Branco)
  • Requalificação da atuação da controladoria geral do município de Pinhais na aplicação de auditorias internas (Pinhais)