Nova Diretoria do Sindafep marca história do Fisco paranaense

Entre os membros da nova Diretoria, teremos quatro ex-presidentes da instituição

Neste sábado (26), o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) realizou o Jantar de Posse da Nova Diretoria para a gestão 2023/2025. A Chapa União Sindafep assume a gestão da entidade em janeiro de 2023, com o nome dos integrantes marcados na história do Paraná, por desempenharem um excelente trabalho nas lutas classistas. Além disso, o Sindicato terá o privilégio de contar com quatro ex-presidentes na sua administração, que oferecem sua experiência para tornar o Fisco paranaense um dos melhores do Brasil.

Presidente eleito para a gestão 2023/2025, Fernades dos SantosO presidente eleito para a gestão 2023/2025, Fernades dos Santos, comentou sobre os desafios que serão enfrentados pela próxima Diretoria. “É uma satisfação imensa estar aqui novamente. O tempo passa e, com uma velocidade extraordinária, lá se vão quase 30 anos. Muito fizemos, muitas conquistas tivemos junto com o pessoal que está presente neste jantar. Tenho muitas histórias para contar, mas o tempo não me permite. Eu preciso registrar a imensa gratidão que tenho por aqueles que estarão conosco nessa jornada de 2023 a 2025, que são pessoas que já escreveram o seu nome na história do Fisco do Paraná. Teremos o privilégio de ter conosco quatro ex-presidentes: o Agenor, o Wanderci, o Osmar e eu. Além do fantástico Lindolfo Timm que estará na Diretoria Jurídica, reconhecido por todos nós como um dos mais brilhantes Auditores Fiscais e que hoje empresta o seu conhecimento jurídico para nos ajudar no Sindafep. O Delson, o mais jovem, porém de uma energia extraordinária e que fez um brilhante trabalho nessa jornada e que estará novamente conosco. O Agenor tem um ditado que é: 'a experiência não é garantia de que nós teremos sucesso'. Mas, uma coisa nós podemos garantir para vocês, a nossa determinação e força de vontade, que já se apresenta nas lutas que junto com a atual diretoria estamos travando, demonstra que estaremos dispostos a trabalhar mais uma vez para que o Fisco do Paraná continue sendo um dos melhores do Brasil”, concluiu.

Secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia de Oliveira JúniorO Secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia de Oliveira Júnior, também discursou durante a cerimônia de posse. “Eu só tenho a agradecer a cada um de vocês pelo trabalho, pela dedicação, por todo o esforço. Vocês me receberam de uma forma tão apropriada, tão cautelosa, tão meiga. Sempre guardo a lembrança de quando cheguei no Paraná e o Fernades me recepcionou de forma carinhosa. Por isso, quero parabenizá-lo, tenho certeza de que será uma grande gestão, que terá muito sucesso. Muito obrigado", finalizou.

Foram convidados para compor a mesa as seguintes autoridades: o presidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes; o Secretário de Estado da Fazenda do Paraná, Renê de Oliveira Garcia Júnior; o presidente do Conselho Fiscal da Paranaprevidência e Diretor de Normas e Regulamentação da Agepar, Braúlio Cesco Fleury; a Diretora Geral da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná, Marcia Rebonato do Valle; o Chefe de Gabinete Ademir Furlanetto, que neste ato representou o Diretor da Receita Estadual, Roberto Tizon; e o presidente eleito do Sindafep para o triênio 2023/2025, Fernades dos Santos.

Diretor da Receita Estadual do Paraná, Roberto Zaninelli Covelo TizonO Diretor da Receita Estadual do Paraná, Roberto Tizon, não pôde comparecer, mas enviou uma mensagem para a diretoria. “É uma honra ter sido convidado para participar deste importante evento, todavia, por problemas de saúde que enfrentei recentemente, não posso comparecer pessoalmente, mas deixo aqui a presente mensagem. A Receita Estadual do Paraná e o Sindafep, na gestão do presidente Osmar, uniram esforços que resultaram em ganhos e conquistas importantes para a categoria, com o apoio incondicional do Secretário de Estado da Fazenda. Cito a incorporação das quotas fixas ao vencimento básico; as quotas por desempenho plural; o valor idêntico das quotas para toda a classe; além da paridade, que pela primeira vez os aposentados receberam ao mesmo tempo que os ativos. Além disso, o presidente do Sindafep que hoje toma posse, Fernades dos Santos, atuou incansavelmente em conjunto com a direção da Receita Estadual do Paraná para viabilizar a tramitação da Emenda Constitucional, que altera a questão do redutor, que atualmente está na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e que temos esperança que seja aprovada. Tenho certeza de que essa parceria entre a Receita e o Sindafep continuará na próxima gestão e que proporcionará maiores conquistas para a categoria”, disse Roberto Tizon.

Chefe de Gabinete da Direção da REPR, Ademir FurlanettoO Chefe de Gabinete da Direção da REPR, Ademir Furlanetto, exaltou o trabalho que vem sendo realizado. "Há poucas semanas, cerca de um mês, nós estivemos aqui e fizemos uma homenagem por meio do Sindicato e da Diretoria Receita Estadual ao Secretário Renê de Oliveira Garcia Junior, diga-se de passagem, uma homenagem mais do que justa. Estou prestes a completar 41 anos de Fisco e durante todo esse tempo posso garantir que não encontrei alguém que tivesse tão boa vontade para encaminhar os pleitos da classe e dar o devido apoio para o seu atendimento, quanto a atual gestão da Secretaria da Fazenda”, afirmou.

DISCURSO EMOCIONADO DE OSMAR DE ARAÚJO GOMESPresidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes
O presidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes, realizou um discurso emocionante sobre o tempo em que ficou à frente do Sindicato. "A noite é de emoção. Terminar essa gestão, com essa diretoria maravilhosa, me deixa emocionado. Há três anos assumimos essa responsabilidade. Aos vice-presidentes Delson Abreu, Lindolfo Timm, Raul Wellner, Carlos Alberto Stadler, Jorge Hayami e Carlos Alberto Stella, deixo registrada a minha profunda gratidão pelo empenho e dedicação na defesa dos interesses dos filiados do Sindafep. Eram tempos ditos normais, mas fomos surpreendidos por uma das mais graves e avassaladoras pandemias da humanidade, que fez com que em poucos dias estivéssemos todos reclusos, em home office, para preservar as nossas vidas e de nossos familiares. Os filiados do Sindafep, acostumados com as nossas tradicionais confraternizações, se viram obrigados a ficar em casa e não poder conviver com os amigos. Este cenário trouxe grandes dificuldades sociais, na missão do Sindafep de representar os filiados e de defender os interesses da classe, obrigando-nos a lutar para não perder direitos ao mesmo tempo em que a administração pública enfrentava os grandes desafios da saúde para combater a Covid-19. O Secretário da Fazenda e o Diretor da Receita Estadual, juntamente com os Auditores Fiscais e todos os servidores, enfrentaram momentos de profundas incertezas, mas todas as dificuldades foram superadas, demonstrando a capacidade técnica desses profissionais que têm gerido tão bem as finanças do estado do Paraná. Os obstáculos foram gigantes, mas com a sensibilidade do Secretário Renê e do Diretor da Receita Estadual, juntamente com o Sindafep, resultou em grandes conquistas para a classe fiscal, como a incorporação das quotas fixas ao vencimento básico, estabelecimento das quotas plurais e o pagamento de diversos bolões que estão há anos esperando a ativação. Os eventos sociais voltaram em 2022 e realizamos o Jantar de Dia da Mulher, o EFA, a Fiscalíada e, hoje, estamos aqui reunidos nesse Jantar de Posse para comemorar mais um ano de existência e de muitas lutas e conquistas. É nesse clima que tenho a satisfação de anunciar que, em breve, estarei passando a Direção do Sindafep para a diretoria eleita, a qual continuarei integrado como Vice-Presidente de Aposentados e Pensionistas. Desejo ao presidente eleito, Fernades dos Santos, uma gestão coroada com êxito para que o Fisco do Paraná continue a ser essa instituição da qual tanto nos orgulhamos”, concluiu.

AUTORIDADES E LIDERANÇAS SINDICAIS PRESENTES
Também estiveram presentes no Jantar de Posse: a Chefe de Gabinete da Secretaria da Fazenda, Priscila Mânica; o presidente do Conselho de Representantes Sindicais do Sindafep, Reginaldo de França; o presidente do Conselho Fiscal, Giancarlo Schetinni de Almeida Torres; o presidente do Sindicontas/PR, Luis Tadeu Grossi Fernandes; o presidente da Pública Paraná e Vice-Presidente Sindical do Sindafep eleito para o triênio 2023/2025, Wanderci Polaquini; o Vice-Presidente do Corecon, Celso Machado, neste ato representando o presidente Eduardo André Cosentino;  e o Vice-Presidente da Pública Central do Servidor, João Marcos de Souza.

CONHEÇA OS ELEITOS PARA A GESTÃO 2023/2025:

Nova Diretoria do Sindafep gestão 2023/2025
Presidente: Fernades dos Santos
Vice-Presidente Sindical: Wanderci Polaquini
Vice-Presidente Administrativo: Delson Abreu de Lima
Vice-Presidente de Finanças: Agenor Carvalho Dias
Vice-Presidente Jurídico: Lindolfo Timm
Vice-Presidente de Aposentados e Pensionistas: Osmar de Araújo Gomes

Além dos titulares, compõe a chapa quatro suplentes:
Nilce Costa Nascentes
Marcelo Pertille
Helio Hisashi Obara