Governo do Paraná anuncia concurso com 50 vagas para auditores fiscais

Segundo o anúncio, as provas devem ser realizadas ainda em 2024

O Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (26) a realização de concurso para a Receita Estadual, com 50 vagas destinadas ao cargo de auditor fiscal. De acordo com a Secretaria estadual da Fazenda, as provas devem ocorrer ainda neste ano. O último concurso feito no Paraná para o cargo de auditor fiscal foi realizado em 2012.

O objetivo do Estado é recompor o quadro da Receita Estadual, defasado com a falta de concursos nos últimos anos para substituição aos auditores fiscais que entram com aposentadoria, após anos de dedicação do Fisco paranaense.

Os selecionados no concurso deverão atuar em Delegacias Regionais espalhadas por todo o Estado: Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Umuarama, Cascavel e Pato Branco.

Segundo o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior, o concurso ajudará a manter a Receita Estadual com um corpo técnico qualificado. “Estamos cientes da importância vital da manutenção de um quadro adequado para o pleno funcionamento dos serviços tributários e fiscais. Diante da redução no número de auditores fiscais, que ocorre à medida que os quadros atuais entram em aposentadoria, a realização deste concurso é crucial para garantir a continuidade e eficiência das atividades”, afirma o secretário.

Para o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), a realização de concurso público para a categoria é de extrema importância não só para a Receita Estadual, mas para todos os paranaenses. “Esperamos que em breve mais vagas possam ser anunciadas para recompor o Fisco do Paraná em sua totalidade”, destaca a Diretoria Executiva Estadual.

O déficit no número de auditores fiscais no Paraná tem sobrecarregado aqueles que estão na ativa, que com respeito e comprometimento não medem esforços para desempenharem suas atividades, refletindo na arrecadação de impostos e sua reversão para serviços públicos como saúde, educação e segurança.

Ainda em 2021, o secretário da Fazenda já comentava sobre a necessidade de realização de concurso para a Receita Estadual, inclusive em entrevista ao Sindafep. “Cerca de 45% dos profissionais, seja auditor ou analista fazendário, podem se aposentar, então nós teremos a necessidade de fazer um novo concurso”, afirmou Renê Garcia Junior na época.

PRÓXIMOS PASSOS — De acordo com o Governo do Paraná, a Comissão de Concursos da Receita Estadual agora trabalha no desenvolvimento das etapas iniciais do processo seletivo. Neste primeiro momento, o grupo atua para elaborar o regulamento e, em seguida, dar andamento à redação e aprovação do edital; e a contratação da empresa especializada que vai elaborar e aplicar as provas. A previsão é que o concurso seja realizado neste ano.