Notícias

Imagem

Com auditório lotado, Auditores Fiscais da Receita do Estado lançam em Curitiba livro com histórico do combate à corrupção

Iniciativa apoiada pelo Sindafep, traz um compilado de artigos, escritos por agentes e servidores públicos que integram carreiras típicas de Estado, com enfoque no combate à corrupção

No último dia 26 de agosto, durante o 3º Congresso Pacto pelo Brasil, foi lançado o livro Carreiras Típicas de Estado — Desafios e Avanços na Prevenção e no Combate à Corrupção, com a colaboração de 3 Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná e organização da Procuradora da Fazenda Nacional, Regina Hirose. O evento, realizado no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), contou também com uma mesa-redonda com um dos autores, Claudio Carlos Welzel, e a organizadora. 

Procuradora da Fazenda Nacional, Regina Hirosa (à direita) e Auditor Fiscal da Receita do Estado, João Pedro Gebran Neto (ao centro), participam do evento de lançamento do livro.

Publicado em celebração aos 30 anos da Constituição Federal, os 27 artigos de agentes e servidores públicos abordam escândalos que abalaram o Brasil durante esse período, traçando um panorama sobre as atividades realizadas contra a corrupção e sinalizando novas medidas a serem aplicadas nos desafios enfrentados hoje. Em um capítulo dedicado ao Fisco Paranaense, é possível enxergar como a tecnologia teve um papel crucial para que o Paraná se tornasse modelo internacional no combate à corrupção.

Graças ao avanços tecnológicos diversas inovações foram implementadas no Fisco Paranaense, tais como: os documentos e livros fiscais eletrônicos, que trouxe benefícios aos contribuintes, contadores e para o Fisco; a eficiência na execução de auditoria fiscal, em que agora os Auditores detém os dados do Comando de Auditoria Fiscal (CAF) de forma eletrônica, devidamente autorizada e validada; a dispensa do contato pessoal entre contribuintes, contadores e Fisco, evitando o surgimento de oportunidades para propostas ilícitas; a fiscalização de contribuintes de outra circunscrição, visto que com os documentos e livros fiscais digitais, é possível fiscalizar qualquer contribuinte do território paranaense com acesso integral aos seus dados; entre outras ações pensadas para a melhor execução do trabalho.

Tais ações não apenas tornaram transparente o processo de Administração Pública no Paraná como também ofereceram maior eficiência na identificação de fraudes e no combate à corrupção. Entretanto, a Coordenação da Receita Estadual (CRE) sabe que esse é um trabalho que deve ser feito em conjunto com a sociedade. Por isso, o Fisco Paranaense promove inúmeras atividades de educação fiscal, também abordadas no artigo e que visam conscientizar a comunidade sobre a importância da Administração Tributária Estadual. O Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), a Vendinha do Fisco, o Teatro da Cidadania Fiscal, os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal, a Interação com observatórios sociais e seminários e o Programa Nota Paraná são algumas dessas atividades. 

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.