Conheça a história do EFA, um evento que marca a trajetória do Sindafep

Com a chegada do 29º Encontro dos Fiscais Aposentados (EFA) e Pensionistas, é oportuno relatar a história da tradicional viagem que acontece todos os anos para Guaratuba. A primeira edição do evento aconteceu em 1992, com o intuito de promover a confraternização entre os colegas do Fisco que moram em Curitiba e nas demais regionais do Estado. Depois das primeiras edições, o EFA foi incluído nos calendários da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Paraná (AFFEP) e, depois da fusão realizada em 1998, do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

Ary Jose de Andrade, cofundador do EFAO primeiro passo dado para a criação desse importante evento foi o compromisso firmado pela Diretoria Eleita em 1991, quando foi aberto um espaço na AFFEP para os aposentados. Na época, a maioria dos votantes eram inativos e elegeram o presidente Mario Grott. Então, foi criado o Departamento de Aposentados, chefiado pelo Auditor Fiscal Aposentado Ary Jose de Andrade, cofundador do EFA. Ao lado dele, Geny Landolfi e Eloyna da Costa Riekes deram os primeiros passos da criação. A primeira iniciativa desse novo momento foi a criação do Encontro Mensal de Aposentados, realizado no dia 31 de janeiro de 1992, e que permanece no calendário do sindicato até os dias de hoje.

Nessa reunião, diversos assuntos do interesse dos aposentados são debatidos. E, entre os temas tratados em uma dessas reuniões, foram designados representantes nas regionais do interior. Depois disso, foi sugerida uma reunião que seria realizada no Hotel Rota do Sol, em Guaratuba. O presidente da época, Mario Grott, deu a ideia que o encontro fosse mais amplo, contando com a presença daqueles colegas do interior que já mantínhamos contato. Então foi programado o 1º encontro em setembro de 1992, denominado “Encontros dos Fiscais Aposentados – Guaratuba”.

Geny Landolfi, Cofundadora do EFADurante a Cerimônia de Encerramento da 1ª edição, os participantes sugeriram que novos encontros acontecessem pelo sucesso desse evento que contou com jogos de baralho, bilhar, bocha e tantos outros. Pensando nisso, a 2ª edição foi realizada no mês de abril de 1993, na semana santa. Só que a participação foi menor e chegamos à conclusão que o feriado ideal para as próximas edições fosse realmente durante o feriado de 7 de setembro. A 3ª edição realizada no mesmo ano, foi um sucesso e de lá para cá sempre aconteceu. Por esse motivo, temos 29º edições do EFA em 28 anos desde sua criação.

Os primeiros encontros não tinham recursos para as medalhas e troféus, então os organizadores cobravam uma pequena taxa de inscrição dos participantes para premiar os vencedores das modalidades. Depois das três primeiras edições, o EFA passou a fazer parte do calendário da entidade e passou a receber recursos para a sua realização. Hoje, é conhecido por todos os filiados pelo sucesso da iniciativa e também pelos ideais apostados nela. É de se admirar que o projeto tenha continuado mesmo depois das várias diretorias, o Sindafep continuará trabalhando para que essa experiência seja cada vez melhor.

CONFIRA OS DEPOIMENTOS DOS COFUNDADORES: