Sindafep Seguros - Um novo benefício para você - Faça já sua cotação! seguros@sindafep.com.br - Fone/WhatsApp: (41) 98458-0425 | (41) 98458-0349

Notícias

Imagem

Projeto desenvolve oralidade e criatividade em alunos de Cascavel

Contador de Histórias estimula a confiança e incentiva a prática da leitura entre as crianças por meio de um evento com a participação de pais e familiares

OUÇA ESSE CONTEÚDO:




Desenvolver a oralidade, a imaginação e a criatividade entre as crianças é essencial para a formação humana, pois isso muda a percepção de realidade e abre oportunidades para novas experiências. Foi por meio da literatura que a Prefeitura de Cascavel, na região Oeste do Paraná, desenvolveu o projeto Contador de Histórias, que trabalha com os alunos da Rede Municipal de Ensino.

O evento é uma forma de estimular a criatividade das crianças e integrar os pais ao ambiente escolarEm 2017, a prefeitura identificou duas necessidades: fomentar nos alunos o gosto pela prática de contar histórias, ensinando a utilizar vários recursos lúdicos; e trazer a comunidade para participar desse processo, envolvendo as famílias e as unidades escolares. Com esses dois pontos atendidos, o próximo passo foi organizar como funcionaria o projeto.

Os alunos são previamente selecionados nas escolas e, após esse processo, são definidas as histórias a serem contadas. São realizados ensaios, preparação de cenários e figurinos que serão utilizados durante o grande evento que é organizado pela gestão municipal. As escolas definem se as apresentações serão em grupos ou individuais.

Para que todos possam apresentar suas histórias, a Secretaria Municipal de Educação organiza um calendário com pelo menos cinco dias. Todo o evento é planejado e pensado visando tornar o aluno protagonista do projeto, inclusive com a apresentação do cerimonial sendo feita pelas crianças. As apresentações ocorrem sempre no período noturno, facilitando para que as famílias possam prestigiar e envolver-se ainda mais no processo escolar de seus filhos.

Para incentivar ainda mais, todos os participantes recebem um livro, uma medalha e um certificado em homenagem a sua participação. As escolas inscritas recebem uma placa pelo trabalho desenvolvido. Em três anos desde a sua criação, o Contador de Histórias já alcançou mais de 1.300 crianças.

Entre os principais benefícios do projeto estão o incentivo da prática da leitura pelas crianças, desenvolvimento da oratória e integração entre a família e o ambiente escolar, sem contar a criatividade e a confiança que são desenvolvidas nos alunos. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes do segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

Comente esta notícia

código captcha