Água só faz bem: faça as contas para saber se o seu consumo é ideal para o seu corpo

Você já deve ter ouvido que precisamos tomar dois litros de água por dia. Mas a realidade é que existem vários fatores que determinam a quantidade ideal para cada pessoa

Não importa a idade, sexo ou biotipo físico: a água é essencial para a vida. Apesar de os seres humanos conseguirem sobreviver por algumas semanas sem comida, é impossível ficar sem beber água por mais de poucos dias.

A água é o componente fundamental de todas as células do organismo, constituindo de 45 a 75% do peso de nosso corpo. Além disso, ela auxilia na manutenção da temperatura corporal e permite que o sangue seja fluido o suficiente para chegar a todos os órgãos, entre tantas outras funções.

Como já deu para perceber, beber água em quantidade suficiente é um hábito que você pode – e deve – começar a mudar imediatamente. Mas, o que significa beber água em quantidade suficiente? Provavelmente você já ouviu falar que o ideal são dois litros por dia. Mas não é bem assim.

A Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) considera a quantidade de água necessária para o bom funcionamento do organismo variável, já que ela pode ser afetada pelo clima, prática de atividade física, peso, dieta e até mesmo as roupas que usamos.

Bia Ramos, educadora física pós graduada em Nutrição Esportiva, diz que uma média de 30 a 50 ml por quilo de peso é uma orientação que guia as pessoas e pode ser seguida e ajustada gradativamente. "Usando a referência de mililitros por peso corporal fica mais fácil entender. Como exemplo, uma pessoa de 60 kg deverá consumir no mínimo 1,8 litro de água por dia", explica.

Entretanto, nem sempre é fácil incluir um hábito tão simples no dia a dia, não é mesmo? Muitas pessoas simplesmente deixam de tomar água, lembrando-se disto somente ao sentir sede. O ideal, porém, é que a hidratação seja constante, já que a sede é um mecanismo de defesa que indica redução no nível de água corporal.

Para ajudar você a incluir este hábito em sua rotina, Bia dá algumas dicas importantes:

• Faça um fracionamento da quantidade ideal para você em copos de água distribuídos em horários determinados. Por exemplo: um copo (200 a 300ml) de água ao acordar, outro uma hora antes do almoço, outro uma hora após o almoço, um copo no final da tarde, um copo uma hora antes e outro uma hora após o jantar. Acione algum alarme para ajudar no processo.
  • Utilize garrafas de 500 ml e ingira esta quantidade por período: 500 ml de manhã, 500 ml no início da tarde e 500 ml no final da tarde. No período noturno, você pode reduzir para um copo de 300 ml.
  • Podemos usar a água saborizada, que tem uma ótima aceitação. Sucos, chás e frutas naturais também podem entrar na contagem, mas a preferência é sempre o consumo da água pura, pois assim não haverá interferência de outros componentes.

Fonte: Globo Esporte