Década do Envelhecimento Saudável: o que significa e como chegar lá?

A iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) busca proporcionar uma década saudável para os idosos, por meio da promoção de diversas ações

O aumento da expectativa de vida registrada nos últimos anos e os avanços da medicina têm possibilitado o surgimento de uma geração, que percebe a possibilidade de uma vida ativa, compartilhada e comprometida.

Com cerca de sessenta, setenta, oitenta anos ou mais, são homens e mulheres ainda independentes, que trabalharam durante muito tempo e conseguiram mudar o significado do envelhecimento. Seria a quarta idade?

Infelizmente, esta é uma realidade que não é comum a todos os idosos. Segundo a OMS, pelo menos 142 milhões de idosos em todo o mundo não conseguem atender às suas necessidades básicas. Pensando nisso, a OMS elegeu o período de 2020 a 2030 como a Década do Envelhecimento Saudável.

Mas o que é necessariamente envelhecimento saudável, já que, com o tempo, vamos acumulando doenças crônicas? Pesquisas indicam que a maioria dos idosos tem, pelo menos, uma doença crônica, necessitando de tratamento medicamentoso.

Taisa Gonçalves de Resende, médica geriatra, explica que não é a ausência total da doença que caracteriza o envelhecimento saudável, mas sim a manutenção de sua capacidade funcional, em uma perspectiva multidimensional, envolvendo bem-estar físico, mental, autonomia pessoal, integração familiar e social.

Isso pressupõe que o idoso tenha atitudes que envolvam capacidade de sociabilidade, com relacionamentos que permitam compartilhar projetos, lazer, histórias de vida e conhecimentos, regularidade nas atividades físicas, alimentação adequada, atenção às mudanças da tecnologia e a possibilidade de acompanhamento médico regular para identificar necessidades e tratamentos.

– Como geriatra, atendo a vários idosos que possuem um importante potencial para conduzir suas vidas, com comprometimento pessoal, familiar e social. Muitas vivências podem ser trabalhadas e compartilhadas socialmente, envolvendo diferentes necessidades. O envelhecimento saudável implica que os idosos mantenham o desejo de construir projetos e sintam-se incluídos em seu grupo social, seja familiar ou de amigos.

Como é possível perceber, você não precisa esperar chegar à terceira (ou quarta) idade para começar a mudar alguns hábitos, visando um envelhecimento saudável. Taisa afirma que espaços de convivência que estimulem hábitos saudáveis, em especial a prática regular de atividades físicas regulares, proporcionam a manutenção da reserva funcional e contribuem muito para o envelhecimento saudável.

Ou seja: se você deseja aproveitar bem todos os anos de sua vida, este é um bom momento para começar a investir na qualidade do seu envelhecimento.

Fonte: Globo Esporte