Iniciativa oferece empréstimos a juros reduzidos para empreendedores de Itaipulândia

Fortalece Itaipulândia beneficiou mais de 100 pequenas empresas, injetando cerca de R$ 6 milhões na economia local e estimulando a cadeia econômica da cidade

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

Os pequenos comércios, sobretudo de Microempreendedores Individuais e Microempresas, são agentes importantes na economia dos municípios, gerando emprego, renda e estimulando o crescimento local. Assim, quando uma empresa cresce e aumenta o seu quadro de funcionários, o município também se desenvolve. Com esse objetivo em mente, a Prefeitura de Itaipulândia, no Oeste do Paraná, desenvolveu o projeto Fortalece Itaipulândia.

Prefeita da cidade, Cleide Prates, foi coroada com o Certificado de Reconhecimento pelo Fortalece ItaipulândiaA iniciativa estabelece que, por meio de contrato firmado com uma garantidora, a prefeitura disponibiliza financiamentos de recursos para capital de giro, investimento, entre outras etapas do negócio. Desde que o projeto foi criado, foram injetados aproximadamente R$ 6 milhões de reais nos comércios da região.

O Fortalece Itaipulândia fornece a garantia para empréstimos realizados por empresas estabelecidas no município e o pagamento de 90% dos juros, incentivando o investimento produtivo, a geração e manutenção de emprego, renda e promoção da inclusão social no município.

Os empréstimos são analisados conforme a condição e a capacidade de pagamento dos empresários, seguindo os critérios da garantidora de crédito ou instituição financeira. As instituições possuem contrato firmado com o município, sendo que os empréstimos contam com prazos mínimos de 12 meses e máximo de 60 meses, a praticamente juros zero.

O projeto é considerado um sucesso pela prefeitura. Do total concedido para Microempreendedores Individuais, Micro e Pequenas Empresas, foi registrado zero de inadimplência. Os bons resultados garantiram ao Fortalece Itaipulândia o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), uma das premiações mais importantes do segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).