Prefeitura de Guaratuba mantém uso da Colônia de Férias do Sindafep para coleta de exames de Covid-19

Espaço é próximo ao Pronto Socorro e já foi utilizado no ano passado como hospedagem para médicos não residentes na cidade

A Colônia de Férias dos Fiscais continua sendo utilizada pela Prefeitura de Guaratuba, no litoral do Paraná, para a coleta de exames de Covid-19. Desde o início deste ano, o espaço do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) tem sido utilizado pelo executivo municipal. Em 2020, a instalação também foi usada como hospedagem para médicos não residentes na cidade.

Espaço costela fogo de chão está sendo utilizado pela Prefeitura de Guaratuba nos atendimentos para Covid-19As áreas utilizadas são o espaço costela fogo de chão e um do chalé. Os moradores com suspeita de Covid-19 entram pela Rua Teixeira Soares e não têm contato com os funcionários da Colônia ou com os hóspedes do local - que segue aberto aos Auditores Fiscais e instituições conveniadas, respeitando todas as medidas sanitárias vigentes.

Logo quando a Colônia passou a ser utilizada pela prefeitura, Guaratuba registrava uma alta no número de casos e de mortes. De acordo com a secretaria municipal de saúde, de março a dezembro do ano passado, a cidade registrou 1.413 casos e 34 óbitos. Agora, são mais de 4.500 casos confirmados e 161 óbitos, desde o início da pandemia.

Colônia está sendo utilizada como posto de coleta para exames do coronavírusO secretário de Saúde de Guaratuba, Gabriel Modesto, em entrevista ao Sindafep em março deste ano, agradeceu o apoio da entidade. “Nós já tínhamos o espaço disponível desde o início da pandemia. A Colônia sempre foi muito parceira da Secretaria de Saúde, tanto agora como antes da pandemia. Com o local disponibilizado para o Centro de Coleta, nós temos a possibilidade de deixar os pacientes em um local coberto, amplo e arejado, deixando-os distantes um dos outros. Minha eterna gratidão à Colônia, que sempre foi parceira e está nos ajudando neste momento crítico da pandemia”, agradeceu Modesto.

O presidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes, ressalta a importância da cessão do espaço para o combate à pandemia. “Há mais de 40 anos nós estamos em Guaratuba, com o Hotel Rota do Sol e a nossa Colônia de Férias. Neste momento de crise na saúde, é de suma importância a ajuda de todos nós para minimizar os efeitos da pandemia”, afirma Osmar. “Tenho certeza que os nossos filiados ficam felizes com atitudes como esta e esperamos que a situação da pandemia seja resolvida o mais breve possível, com a nossa grande esperança que é a vacina”, completa Osmar.

Além do trabalho em prol dos Auditores Fiscais e de seus filiados, o Sindafep busca contribuir com a sociedade por meio de ações, como a utilização da Colônia para ajudar no combate à pandemia. Bebê Solidário, participação em Conselhos do Idoso e a realização do Prêmio Gestor Público Paraná são outras iniciativas que o sindicato promove visando o desenvolvimento da sociedade e do nosso Estado.