Notícias

Imagem

Saiba quais remédios você não deve tomar para dengue e os riscos

É provável que, ao fim da exibição de uma propaganda de remédios, você tenha notado a advertência "esse medicamento é contraindicado em caso de dengue".

O aviso é essencial, já que há classes de medicamentos que podem agravar uma das possíveis manifestações da doença, o sangramento interno, que costuma aparecer quando ela evolui para "dengue hemorrágica", um quadro mais grave.

Por não ter tratamento medicamentoso específico, para a dengue, as drogas são utilizadas apenas para amenizar os sintomas, e é aí que o paciente deve ter atenção.

"A automedicação é perigosa. Dentro de alguns medicamentos que poderiam melhorar os sintomas, como a aspirina, por exemplo, tem o ácido acetilsalicílico, substância que aumenta o risco de sangramento", explica Andréa Cristina Beltrão Ferreira, infectologista do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, gerenciado pela Pró-Saúde em Ananindeua, Pará.

Quais remédios não devem ser tomados em caso de dengue

  • Salicilatos (ácido acetilsalicílico, ácido salicílico, diflunisal, salicilato de sódio, metilsalicilato, dentre outros), pois podem favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas e acidose;
  • Anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) são: indometacina, ibuprofeno, diclofenaco, piroxicam, naproxen, sulfinpirazona, fenilbutazona, sulindac e diflunisal;
  • Anti-inflamatórios denominados hormonais ou corticoesteroides como prednisona, prednisolona, dexametasona e hidrocortisona. Todos os anti-inflamatórios podem aumentar a tendência hemorrágica na dengue e por isso são contraindicados.

"Se você faz o uso habitual de alguma dessas classes de medicamentos, a suspensão deve ser avaliada com seu médico, que poderá medir riscos e benefícios", recomenda Anna Cláudia Turdo, infectologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

É importante iniciar a abordagem dos sintomas da dengue com medidas não farmacológicas, tais como repouso e ingestão de líquido.

Caso seja necessário o uso de medicamentos para o tratamento de febre ou dor deverão ser utilizados medicamentos do tipo paracetamol ou dipirona, de forma racional e de preferência sob orientação médica.

Sintomas da dengue

  • Febre alta (39° a 40°C) de início abrupto;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular e dor nas articulações;
  • Cansaço;
  • Perda do apetite;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Manchas vermelhas pelo corpo;
  • Coceira na pele;
  • Sangramento na gengiva e pelas narinas são sinais de gravidade

Diagnóstico da dengue

Além de fazer a observação clínica dos sintomas comuns, os médicos também podem pedir um hemograma para analisar se os níveis de leucócitos e plaquetas estão baixos.

"Além disso, é sempre bom fazer sorologia, já que outras arboviroses, como malária e leptospirose, têm sintomas parecidos", indica Ferreira.

Tratamento da dengue

"Infelizmente, ainda não tem um tratamento específico que aja contra o vírus", aponta Turdo. De acordo com a médica, o tratamento é focado em amenizar os sintomas.

"Geralmente medicamos com dipirona, algum analgésico simples. Mas o certo é sempre checar com seu médico", completa.

Além disso, para quem apresenta os sintomas, a recomendação é ingerir bastante líquido.

"Com febre, o paciente geralmente não quer comer ou beber e acaba ficando desidratado. Se o quadro evolui para a dengue hemorrágica, um dos protocolos é justamente melhorar a hidratação durante a internação", esclarece Ferreira.

Foto: GeorgeRudy/iStock

Fonte: UOL

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.