Notícias

Imagem

Pai do século 21 - Sindafep ressalta a importância do 8 de Agosto

Para comemorar o Dia dos Pais, conversamos com filiados que compartilharam experiências da paternidade

No próximo domingo, 8 de agosto, é celebrado o Dia dos Pais. Uma figura que, dentro do contexto familiar, exerce um papel fundamental na manutenção saudável da família. É certo que a participação dos pais no dia a dia de um lar vem se transformando nas últimas décadas. Seja por questões culturais ou sociais, junto com as mães, eles são hoje a primeira referência de força, responsabilidade e de segurança. Verdadeiros heróis são aqueles que dedicam suas vidas na criação dos filhos e filhas. 

É certo que os dias atuais são difíceis. Com a pandemia, muitos pais passaram a trabalhar dentro de casa. Só que, com isso, o vínculo familiar ficou ainda mais próximo. Algo considerado positivo por muitos especialistas, já que, com a correria do dia a dia, muitas vezes, deixamos passar momentos incríveis. Mesmo diante de dias desafiadores que a humanidade ainda enfrenta, boas memórias afetivas ficarão registradas para sempre na vida de milhares de crianças e jovens brasileiros. Afinal de contas, eles exercem um papel significativo na estruturação psíquica e no desenvolvimento social e cognitivo da criança.

E, para fazer uma singela homenagem, o Sindafep decidiu conversar com dois super papais que representam nossa classe. Eles dividiram conosco um pouco sobre a missão de cuidar de um filho ou filha. Os entrevistados foram o Auditor Fiscal, Ciro Fernando Cvilikas, pai da Heloísa Mari Cvilikas, e o Auditor Fiscal, Delson Abreu de Lima, pai da Júlia de Mello Lima e do Eduardo Mello Lima. 

Qual a melhor coisa em ser pai?

Ciro Fernando: É poder acreditar que se está ajudando a educar seus filhos como pessoas melhores, que construirão um mundo melhor e mais justo, com mais respeito às pessoas e a natureza.

Delson Lima: Para mim, a melhor coisa em ser pai é reaprender com os filhos. 

O que vocês mais gostam de fazer juntos?

Ciro Fernando: Gostamos de assistir filmes juntos, viajar e fazer algumas atividades voltadas ao esporte, como arco e flecha, por exemplo. 

Delson Lima: Nós gostamos bastante de eventos, churrasco, festa. São nossos momentos preferidos. 

Quais são as suas memórias/lembranças preferidas junto com seus filhos? 

Ciro Fernando: É difícil lembrar de algo especificamente, porque as boas lembranças são várias, mas me recordo que a minha filha gostava muito de entrar junto com as delegações, na fiscalíada. 

Delson Lima: As melhores lembranças são as de agora. Está sendo bom porque o home office está fazendo com que a gente conviva mais. Eu estou podendo aproveitar mais as crianças. 

Como é ser pai? 

Ciro Fernando: Penso que ser pai é um presente divino e agradeço muito a Deus por isso. Mas, não é algo fácil e acabamos fazendo o que entendemos ser o melhor para os nossos filhos, apesar de nossas falhas. Enfim, é um aprendizado constante.

Delson Lima: É uma responsabilidade grande. Estamos vivendo momentos difíceis e educar as crianças neste momento é um desafio. Conseguir direcionar os filhos para o  caminho que nós acreditamos ser o adequado, para que eles alcancem todos os seus sonhos, de uma forma correta e justa, é um desafio.

O Sindafep deseja a todos os filiados e amigos um feliz Dia dos Pais!
 

Categorias:

Comentários

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.