Seguro vinculado à CNH: serviço cobre mais de um carro e não limita idade de uso do veículo

Modalidade é voltada para colecionadores de automóveis, carros antigos, motoristas profissionais, motoristas de aplicativos e também para quem aluga carros de passeio

Motoristas que têm mais de um carro ou gostam de modelos mais antigos acabam encontrando problemas para contratar um seguro. Isso acontece porque as apólices normalmente são ligadas a um automóvel ou restringem a assistência a veículos que tenham até 20 anos de uso. Porém, uma nova modalidade promete acabar com esse problema.  Chamado de RC Condutor, o seguro é vinculado exclusivamente à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e foi lançado pela Argo Seguros.

O serviço ligado à habilitação é o primeiro a atrelar a cobertura apenas ao motorista:  cobre o carro que o condutor está dirigindo no momento e fornece somente assistência a danos contra terceiros (danos patrimoniais e pessoais que o segurado possa causar a outras pessoas).

Limitado a R$ 150 mil, o RC Condutor oferece reparo; guincho; socorro mecânico 24 horas; chaveiro e meio de transporte alternativo (táxi ou carro de aplicativo), além de cobrir as despesas com a defesa do segurado, algo que os seguros tradicionais não oferecem.

O produto foi pensado para colecionadores de automóveis (donos de modelos mais antigos), pessoas que dirigem mais de um carro, clientes de locadoras e motoristas de veículos por assinatura.

Pode ser uma alternativa interessante para muitas situações, entretanto, não substitui a necessidade de ter uma cobertura convencional. O seguro vinculado à CNH não cobre batidas no próprio carro; incêndios; acidentes provocados pela natureza e roubo;  o convencional abrange. Por outro lado, se o cliente utiliza um carro antigo de um amigo para dar uma volta, ele está segurado pela modalidade.

Tudo depende do perfil do segurado. Se o motorista usa mais de um carro com frequência ou costuma dirigir modelos antigos, a cobertura funciona e pode trazer economia. Quando o condutor for alugar um veículo, pode pedir à locadora que abata do pagamento a cobertura de danos contra terceiros.

Como é feita a contratação do RC Condutor?
Outro benefício desse produto é a simplicidade do processo de contratação. São feitas perguntas referentes ao segurado e à sua habilitação, e não sobre o veículo, como nos seguros tradicionais.

Os questionamentos são sobre a data da primeira habilitação, o vencimento do documento e em que situações a pessoa costuma dirigir.

Consulte o Sindafep Seguros para conhecer esta e outras soluções.