Notícias

Imagem

Santa Terezinha de Itaipu combate o êxodo rural com programas de fortalecimento e apoio ao produtor local

Iniciativas fornecem tratores, implementos e serviço de inseminação artificial de bovinos para incentivar o empreendedorismo rural do município 

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

 

 

 

 

 

O município de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste paranaense, possui empresas rurais em desenvolvimento, elas atuam com: atividade agrícola (produção vegetal), atividade zootécnica (produção animal) e atividade agroindustrial (indústrias rurais). Ainda assim, o êxodo rural tem sido um dos grandes desafios enfrentados pelo município, mas que aos poucos vem sendo superado com a criação dos “Programas de Apoio ao Produtor Rural",  conjunto de  iniciativas que fornecem tratores, insumos e outros serviços gratuitos para os produtores rurais da região. A iniciativa tem garantido a permanência das famílias no campo, que tiveram melhora significativa na produção e qualidade de vida.

Ao todo foram criados quatro programas de incentivo ao pequeno produtor rural, são eles: Progen, Produza, Promer Solo e Pró-peixe. 

Programa de Distribuição de Insumos Agrícolas a Pequenos Produtores Rurais (Produza): É voltado para o auxílio ao produtor rural na correção e fertilidade do solo. Viabilizando, por meio de recursos próprios ou convênios, o fornecimento de insumos e compostos provenientes da trituração dos resíduos de podas do perímetro urbano do município. O programa beneficia dezenas de produtores, agregando valor ao produto e maximizando os lucros do pequeno agricultor.

Programa de Apoio a Pequenos Pecuaristas e Melhoramento Genético (Progen): Com o programa os produtores contam com equipamentos para renovação e/ou manutenção das pastagens. O Progen é de extrema importância para a diversificação genética do rebanho. Por meio da inseminação artificial, é possível direcionar os gados para a finalidade específica, seja ela corte ou produção de leite. Em 2019, a produção leiteira do município ultrapassou a marca de 1.300.000 litros. 

Programa de Mecanização Rural e Conservação De Solo (Promer-solo): visa apoiar o agricultor quanto ao manejo e conservação do solo. Um importante incentivo para evitar a degradação por processos erosivos, compactação e desertificação. Auxiliando o produtor com maquinário para gradagens, fertirrigação, construção, reforma de terraços e também para aplicação de fertilizantes e corretivos. Este programa é de extrema importância, principalmente ao pequeno produtor, que muitas vezes não dispõe de maquinário, nem de mão de obra para realização destes serviços. Muitos produtores, continuam trabalhando em suas propriedades graças ao apoio da Administração Municipal.

Programa de Incentivo à Piscicultura (Pro-peixe):  São realizados mais de 30.000 m² de lâmina d’água por ano, diversificando a produção das pequenas e médias propriedades e ampliando os horizontes do produtor rural. Em 2018, o município produziu cerca de 260 toneladas de peixes. Em 2019, houve um aumento significativo em 15% na produção, fechando em 300 toneladas. O aumento está diretamente ligado ao incentivo municipal de produção de peixes, tendo em vista que os piscicultores atendidos pelo programa tiveram um salto de produtividade e também levando em conta o início da atividade em diversas propriedades do município.

Além de evitar o êxodo rural, a Prefeitura também ampliou o comércio dos produtos na região Oeste do Paraná. A cidade também registrou aumento de arrecadação, já que os produtores devem estar em dia com a emissão de notas fiscais para participar dos programas oferecidos.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). 

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.