Notícias

Imagem

Grupo de trabalho padroniza atendimento e integra rede farmacêutica em cidades da Região Metropolitana de Curitiba

Programa abrange 28 municípios e otimiza o atendimento farmacêutico público da região

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

 

 

 

Padronizar o atendimento farmacêutico oferecido pelos municípios não é uma tarefa fácil, mas é muito importante para o Sistema Único de Saúde (SUS). Até 2019, a Região Metropolitana de Curitiba não possuía essa gestão integrada e, por isso, a população tinha dificuldades na hora de encontrar os medicamentos que eram prescritos.

Com o objetivo de padronizar e melhorar a qualidade do atendimento farmacêutico oferecido pelos municípios da Região Metropolitana de Curitiba, o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp) criou em 2019 o Grupo de Trabalho de Assistência Farmacêutica.

O grupo reuniu os farmacêuticos de todos os 28 municípios, e em 8 reuniões definiram novos padrões de atendimento e de qualidade mínimos a serem compartilhados. Com isso, a população passou a ter acesso ao mesmo serviço, independentemente do local. 

Os encontros entre os farmacêuticos garantiram a criação da Relação Regional de Medicamentos da Região Metropolitana de Curitiba (REREME), uma listagem única de medicamentos comuns entre as cidades. Com a iniciativa, a população de toda a região passou a receber os mesmos remédios em todos os municípios e também uma redução nos custos e nos índices de judicialização nestes municípios.

MUNICÍPIOS QUE FAZEM PARTE DO GRUPO: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). 

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.