Notícias

Imagem

Concurso Sefaz PR: sai regulamento do curso de formação

Com estudos em andamento, concurso Sefaz PR, com vagas para auditores fiscais, tem regulamento do curso de formação publicado. Veja a regra!

No último dia 15, foi aprovado e publicado o regulamento do curso de formação para auditores fiscais da Secretaria da Fazenda do Paraná. A etapa costuma ser a última, antes da posse de um candidato aprovado em um concurso Sefaz PR.

Com edital previsto para o próximo ano, os interessados na seleção da Fazenda do Estado devem ficar atentos ao novo regulamento do curso de formação.

De acordo com o documento, o curso terá duração de 288 horas, sendo composto por duas fases que serão realizadas em Curitiba PR. Durante a segunda etapa, haverá atividades externas, que acontecerão em locais que serão informados ao longo do processo.

Para ser aprovado, além de alcançar as notas definidas nas provas aplicadas, o candidato deverá alcançar frequência mínima de 260 horas. O curso terá três avaliações.

Cada prova terá duração de três horas e meia, incluindo o tempo necessário para preenchimento do cartão-resposta. Ao todo, serão cobradas entre 20 e 30 questões de múltipla escolha nesses exames. 

Durante o curso de formação, os candidatos ainda terão direito ao recebimento de bolsa-auxílio mensal no valor de R$7.171,94.

Comissão trabalha no concurso Sefaz PR
Em agosto, a Secretaria da Fazenda do Paraná formou mais uma comissão organizadora para o seu concurso Sefaz PR.

Após designar a equipe que ficará responsável pela seleção de agente fazendário, foram nomeados os membros que realizarão os estudos para o cargo de auditor fiscal.

Conforme o documento publicado no Diário Oficial do Estado, a comissão deverá dar andamento, na medida do possível, aos trabalhos já realizados pela equipe anterior, formada em 2019. 

A comissão terá diversas atribuições, entre elas o estudo da necessidade de pessoal, número de vagas a ser oferecido, incluindo as áreas de especialização que demandam maior quantidade de auditores fiscais, e a escolha da banca organizadora. 

O regulamento do concurso a ser elaborado deverá prever duas provas distintas, sendo uma delas específica para a área de Tecnologia da Informação.

A seleção contará com as seguintes etapas: inscrição preliminar; prova objetiva; prova subjetiva; inscrição definitiva; e prova de títulos.

O concurso Sefaz PR está previsto para o próximo ano. A informação foi passada pelo secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Junior, no primeiro semestre deste ano. 

Em 2020, mais de 800 cargos estavam vagos na Sefaz PR
Em 2020, a Secretaria da Fazenda do Paraná já contava com, pelo menos, mais de 800 vacâncias.

Somente para o cargo de auditor fiscal eram mais de 700 cargos vagos. Por sua vez, o quadro de agente fazendário tinha mais de 100 vacâncias. 

Em abril deste ano, Renê Garcia Junior voltou a falar sobre o concurso Sefaz PR. Em conversa com o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado (Sindafep), o titular da pasta disse que um dos principais problemas era a falta de pessoal.

"A Secretaria da Fazenda do Paraná, a exemplo de outras no Brasil, apresenta uma deficiência enorme de pessoal. As pessoas foram envelhecendo, saindo e não foram substituídas. Há uma perda de quadros profissionais, de gente qualificada e a memória vai se perdendo", afirmou.

Sobre o preenchimento de vagas na Receita Estadual e na Secretaria da Fazenda, o secretário disse que o concurso Sefaz PR está previsto para 2022.

"(Cerca de) 45% dos profissionais, seja auditor ou analista fazendário, podem se aposentar. Então, nós teremos a necessidade de fazer um novo concurso. Ainda não sabemos o montante, se será para 100 pessoas, 60, 80, ou então um concurso que entrem em partes", explicou o secretário.

Saiba tudo sobre a seleção

  • Órgão: Secretaria da Fazenda e da Receita Estadual (Sefaz PR)
  • Banca: a definir
  • Cargos: agente fazendário e auditor fiscal
  • Vagas: em estudo
  • Requisito: nível superior (áreas a serem definidas)
  • Remuneração: a definir
  • Previsão de edital: em 2022

Último edital completou nove anos
O último concurso para a pasta ocorreu em 2012, completando nove anos em 2021. Na época, foram oferecidas 100 vagas para a carreira de auditor fiscal.

A seleção ficou sob a responsabilidade da Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops/UEL).

Para concorrer, era necessário ter o nível superior completo em qualquer área. Em 2012, os ganhos iniciais eram de R$11.046,64, para uma jornada de 40 horas.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e de títulos, que ocorreram nas cidades de Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá, no Paraná.

As provas objetivas foram divididas em duas, sendo uma com 70 e outra com 90 questões. Já as disciplinas foram distribuídas pelas áreas de:

Tecnologia da Informação
50 questões, sendo 40 de Língua Portuguesa e dez de Língua Inglesa;

Conhecimentos Gerais
20 questões, sendo oito de Língua Portuguesa e 12 de Matemática, Estatística e Lógica;

Direito
40 questões abrangendo Direito Constitucional, Tributário, Administrativo, Privado, Penal e Legislação Tributária do Estado do Paraná; e

Contabilidade e Auditoria
50 questões sobre conteúdos programáticos dessas disciplinas.

Para ser aprovado era preciso obter, pelo menos, 50% de acertos do total das questões (80), além de, no mínimo, 30% de acertos nas perguntas de cada área (Tecnologia da Informação, Conhecimentos Gerais, Direito e Contabilidade e Auditoria).

Fonte: Folha Dirigida

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.