Projeto recicla resíduos e flores de cemitérios e gera economia para instituições

São mais de dez toneladas de resíduos de construção, restos de coroas, folhagens que desde o início de 2017 estão sendo reaproveitados em Londrina

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

Para solucionar o problema do acúmulo de flores, materiais recicláveis e resíduos que permanecem nos 11 cemitérios da região londrinense, diversos setores da sociedade se uniram para reutilizar o material recolhido de forma sustentável e benéfica. Esse é o resultado do projeto Londrina Mais Flores/ACESF, organizado pela Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), que impacta diretamente os cofres públicos municipais e estaduais, haja vista a destinação correta dos resíduos.

São mais de dez toneladas de resíduos de construção, restos de coroas, folhagens, vasos plásticos de flores, borras de vela, que desde o início de 2017 estão sendo reaproveitados. A ideia foi bem recebida pelas instituições que atuam em Londrina, como cooperativas de reciclagem e a Economia Solidária, que recuperam o material reciclado e revertem em renda própria. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é outra beneficiada pelo projeto, com o reuso voltado ao desenvolvimento de pesquisas, visando à redução de gastos. Só na UEL, o reaproveitamento evita a compra de mais de seis mil novos vasos que seriam utilizados em estudos acadêmicos. Outras instituições de ensino, como as escolas municipais, também são beneficiadas, a Escola Municipal do Distrito de Lerroville, por exemplo, já conseguiu complementar seu orçamento com o ganho de cerca de R$ 2,5 mil, apenas com a venda de mudas de diversas flores e vasos customizados pelos alunos em aulas práticas. O valor foi destinado para melhorias na própria escola.

Além disso, os restos de construção, ao serem recolhidos e triturados, são reaproveitados nos próprios cemitérios. Outro ponto positivo é a socialização de apenados e infratores, que atuam recolhendo os resíduos nos cemitérios e, pouco a pouco, vão sendo novamente inseridos na sociedade por meio do trabalho.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).