Notícias

Imagem

Trabalho de Auditores Fiscais é parte fundamental para segurança no litoral do Paraná

Os recursos necessários para o trabalho do Corpo de Bombeiros vem da arrecadação de impostos

O verão começou e as praias paranaenses estão cheias de turistas, aliás, esse é um ótimo momento para aproveitar em família. Ainda assim, acidentes acontecem e, neste momento, o Corpo de Bombeiros precisa estar a postos para atender a população. Mas você já se perguntou: de onde vem os recursos para que as operações possam acontecer com sucesso?

Tudo começa na arrecadação dos impostos, papel desempenhado pelos Auditores Fiscais em todas as estações do ano. Para entender melhor, você precisa saber que o Estado recolhe três tipos de impostos:

  • ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
  • IPVA: Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores
  • ITCMD: Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação

Mas agora você se pergunta: como o dinheiro pago a título do IPVA,  ICMS ou  ITCMD pode ser utilizado para subsidiar o Corpo de Bombeiros? Isso acontece porque esses são tributos não vinculados. Ou seja, são impostos que podem ser utilizados em todas as políticas públicas necessárias, como saúde, educação, infraestrutura, esporte, cultura, entre outros.

Como você pode perceber, o dinheiro arrecadado pela Receita Estadual é revertido em benefícios para a população. É o caso do Corpo de Bombeiros que, além da equipe, precisa de uma série de investimentos para conseguir realizar as operações. Como, por exemplo, o helicóptero, que é fundamental para que os profissionais cheguem com agilidade nos locais. 

Quer saber mais sobre o trabalho desempenhado pelos Auditores Fiscais e como isso reflete na sua vida? Confira o vídeo

 

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.