Notícias

Imagem

Auditoras em foco: Sindafep celebra o Dia Internacional da Mulher

Para comemorar este dia, conversamos com Auditoras Fiscais sobre suas carreiras 

Nesta terça-feira, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. O propósito da data, além de celebrar e homenagear, é relembrar as conquistas das mulheres, reconhecer a sua luta por melhores condições de trabalho e fazer uma reflexão de como podemos construir uma sociedade melhor, menos machista e com mais igualdade entre homens e mulheres. 

Relembre conquistas importantes para as mulheres ao longo da história

Ano 1827 – As mulheres foram autorizadas a ingressar nos colégios e estudar além da escola primária;
Ano 1852 – Foi lançado um jornal editado por mulheres e direcionado para elas, o “Jornal das Senhoras'';
Ano 1879 – Mulheres conquistam o direito ao acesso às faculdades;
Ano 1932 – Mulheres conquistam o direito ao voto;
Ano 1933 – Foi eleita a Carlota Pereira de Queirós, a primeira deputada federal do Brasil; 
Ano 2006 – “Lei Maria da Penha”, em homenagem a uma farmacêutica que ficou sem os movimentos das pernas após ser vítima de violência doméstica;
Ano 2015 – Foi sancionada a Lei do Feminicídio.

Foram muitas conquistas ao longo dos anos, mas a nossa sociedade ainda tem muito o que aprender e refletir para que tenhamos mais igualdade entre gêneros. Para comemorar este dia, além da importante reflexão, o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) conversou com as Auditoras Fiscais Marta Gambini e Nilce Nascentes. Nesta entrevista, elas representam todas as profissionais que trabalham e se dedicam diariamente para o desenvolvimento do nosso Estado. 

Conheça Marta Gambini
Marta Gambini é graduada em Administração e pós-graduada em Direito Tributário  pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Em 1993, foi aprovada no concurso para Auditora Fiscal da Receita Estadual. “Fiz muitos plantões, carimbei muita nota fiscal, subi em muitos caminhões e contei muitas mercadorias em trânsito”, relata. 

De 2009 a 2015, coordenou o Índice de Participação dos Municípios (IPM) e Sistema Produtor Rural (SPR) na regional de Maringá para 58 municípios. Em 2014, começou a dar palestras para contadores, empresários e funcionários municipais na Câmara Municipal de Sarandi sobre o IPM e o SPR e, desde 2015, coordena o programa Nota Paraná da Secretaria da Fazenda. 

Marta destaca a importância do Dia Internacional da Mulher. “Significa a valorização da mulher. É um dia para destacar o quanto somos importantes e para comemorar a nossa liberdade”, concluiu. 

Conheça Nilce Nascentes 

Nilce é graduada em Ciências Contábeis. “Eu pensei que a graduação pudesse ser o passaporte para a carreira de Educação Fiscal como Auditora. Então resolvi prestar o concurso em 1985”, explica. 

A carreira de Auditora Fiscal é desafiadora em muitos aspectos. “O  cargo é ocupado em sua maioria por homens, e além disso, eu era muito jovem quando iniciei a carreira. A profissão é de muita responsabilidade e desgastes, quando iniciei viajava 160 km, dos quais 30 km eram de chão para o Posto Fiscal Pontal do Tigre. Lá eu trabalhava em escala 24h por 48h, confesso que por muitas vezes tive vontade de desistir”, contou. 

Nilce reforça a importância da data. "O Dia Internacional da Mulher significa o início de uma luta que ainda está muito longe de terminar. A mulher já subiu alguns degraus, ocupando espaços antes somente masculinos, já desbravou caminhos que antes não eram permitidos, entretanto ainda há muitas batalhas a conquistar em todas as áreas, sejam para as atividades de execução quanto para as atividades de gerência. Sem entrar no campo econômico e político que é quase zero a presença de mulheres. Podemos presenciar o dispêndio de energia das mulheres para se manter nas posições políticas seja em âmbito municipal, estadual ou federal e em posições gerenciais como presidentes de grandes empresas. Penso que não devemos desistir de continuar lutando, pois mudanças estruturais na sociedade são gradativas e leva-se muito tempo a efetiva mudança de comportamento”, finalizou. 


32ª Jantar do Dia da Mulher
Depois de dois anos de pandemia, com os devidos cuidados como uso de máscara e álcool em gel, é hora de retomar nossos eventos. O tradicional Encontro do Dia Internacional da Mulher, que chega esse ano à sua 32ª edição, será realizado no dia 18 de março de 2022, às 20 horas, no salão Napoli do Restaurante Madalosso em Santa Felicidade. 

Esta é uma ótima oportunidade para confraternizar, desfrutar de um ótimo jantar e celebrar o Dia das Mulheres ao lado de amigos queridos do Fisco. O jantar terá um cardápio especial e muita diversão!


FELIZ DIA DA MULHER!

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.