Notícias

Imagem

Receita Estadual realiza operação volante em Guarapuava e Região

Objetivo da operação é combater a sonegação fiscal 

Desde o início do mês de março, a equipe de Auditores Fiscais da Receita Estadual realiza operação em diversos pontos de Guarapuava e Região para combater a sonegação fiscal. A abordagem é feita em veículos que estão transportando cargas e o objetivo é verificar se as mercadorias possuem nota fiscal. 

A ação é uma parceria entre a Receita e a Polícia Militar. A sonegação fiscal apresenta vários prejuízos para o município e também para os produtores rurais da região. Hoje, Guarapuava tem a base da sua economia na agricultura, estando na 49ª posição entre os municípios com a maior produção do Brasil. 

Toda vez que uma mercadoria circula sem documentação, o município deixa de receber sua parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Além disso, o produtor rural não consegue comprovar tempo de serviço para se aposentar. Sem a fiscalização, por diversos motivos, o trabalhador não emite nota fiscal e acaba sendo prejudicado. 

“Com as operações, nós combatemos a sonegação, propiciamos uma melhor distribuição dos recursos, ajudamos na área da segurança pública, porque trabalhamos em conjunto com a polícia militar”, analisa o Auditor Fiscal Helder Marques.

Quando o veículo é parado e não possui documentação, a carga é apreendida e notificada. Além disso, uma multa de 30% do valor da mercadoria é cobrado. O trabalho dos Auditores Fiscais é de suma importância para combater a sonegação fiscal e garantir que os recursos arrecadados continuem circulando dentro do município e do estado do Paraná. 

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.