Você sofre com a azia? Veja qual a melhor posição para dormir!

Para quem sofre com azia crônica ter uma boa noite de sono nem sempre é fácil. Alguns “truques” conhecidos para aliviar essa questão são: dormir com a cabeceira da cama mais elevada e evitar comer muito perto da hora de dormir.

Entretanto, segundo uma pesquisa publicada no American Journal of Gastroenterology,dormir do lado esquerdo também pode ajudar. O estudo foi realizado com 57 pessoas que sofriam de azia crônica e que foram monitoradas durante o sono, passando aproximadamente a mesma quantidade de tempo dormindo do lado esquerdo, do lado direito e de costas (barriga para cima).

Segundo os resultados, as posições não fizeram diferença no número de vezes que os participantes experimentaram ácido estomacal recuando para o esôfago – fenômeno que causa a dor da azia –, mas o ácido clareou muito mais rápido quando os participantes estavam dormindo do lado esquerdo.

Os pesquisadores explicaram que a menor exposição ao ácido pode reduzir a dor da azia e, consequentemente, diminuir os riscos de danos teciduais e de problemas mais graves relacionados à condição.

O que é azia?
A azia é um irritação no esôfago, o tubo que conecta a garganta ao estômago. Assim, os sintomas surgem quando os ácidos estomacais, responsáveis pela digestão dos alimentos, alcançam essa estrutura e provocam incômodo.

Um dos principais sintomas da azia é a dor ou a queimação da “boca” do estômago, bem como a sensação de acidez ou o amargor na garganta.

O problema pode aparecer quando comemos demais ou exageramos em alimentos ricos em gordura, cafeína, condimentos, álcool ou, ainda, utilizamos certos medicamentos. A azia também é frequente durante a gravidez e entre os indivíduos com obesidade.

Dá para evitar a azia?
Algumas medidas simples podem ajudar a aliviar ou evitar o incômodo. Veja só:

• Tenha uma dieta equilibrada, evitando excesso de gordura, café, chocolate, álcool, alho, tomate e refrigerantes;
  • O ideal é fazer refeições menores em quantidade e com uma frequência maior;
  • Procure não levantar muito peso ou fazer exercícios exaustivos logo depois de comer;
  • A recomendação é jantar de duas a três horas antes de se deitar, além de procurar dormir com a cabeceira da cama mais elevada;
  • Evite o cigarro. O tabagismo pode dificultar e retardar a desobstrução do ácido estomacal;
  • Evite roupas muito apertadas na barriga.

Fonte: DR Jairo Bouer