Notícias

Imagem

11 benefícios inesperados que o tratamento de depressão pode trazer

Muita gente não gosta de tomar remédios, especialmente os antidepressivos. Isso porque eles podem provocar efeitos colaterais desagradáveis, como muitos outros medicamentos vale lembrar. Fazer terapia, para alguns é algo desnecessário ou é para quem tem "problemas mais sérios". No entanto, há aspectos interessantes quando pensamos que o tratamento pode fazer com que algumas situações que causavam mal-estar possam acabar ou mudar, para melhor.

Confira 11 vezes nas quais os antidepressivos podem melhorar sua vida:

1-Sono
A depressão pode roubar o descanso, tornando difícil adormecer ou fazendo a pessoa acordar cedo demais. Isso deixa você se ‘arrastando’ no dia seguinte. E, mais importante, a falta de sono pode tornar a depressão mais grave. O tratamento pode ajudar a melhorar o sono.

2-Vida amorosa
Alguns antidepressivos podem diminuir a libido. Mas muitas vezes, o maior obstáculo para uma vida amorosa feliz é a própria depressão. Um estudo mostrou que 70% das pessoas com depressão relataram perda de interesse sexual enquanto não tomavam remédios. O tratamento pode ajudar a restaurar sua autoconfiança e fortalecer sua conexão emocional com seu parceiro.

3-Dores
O tratamento para sua depressão pode fazer você se sentir melhor emocionalmente e pode reduzir as dores. Isso porque a depressão pode contribuir para que a dor cause mais desconforto. Estudos descobriram que pessoas que têm condições como artrite e enxaquecas realmente sentem mais dor – e são mais incapacitadas por isso – se estiverem deprimidas. Procurar tratamento pode ajudar a proporcionar alívio.

4-Saúde
Se você está deprimido, fazer tratamento pode ajudar a prevenir algumas doenças graves no futuro. Isso porque a depressão pode afetar seu corpo. Um estudo descobriu que as mulheres que estavam deprimidas tinham o dobro do risco de morte súbita cardíaca do que as que não estavam. Fazer o tratamento pode ajudar a diminuir os riscos à saúde.

5-Trabalho
A depressão pode dificultar a manutenção de um emprego. Se você está deprimido, pode perder o foco no trabalho e cometer mais erros. Se você acha que a depressão pode estar afetando você nesta área, obter ajuda agora pode evitar problemas sérios.

6-Memória
Sentindo-se esquecido? Seu pensamento parece confuso? Especialistas descobriram que a depressão pode causar mudanças estruturais nas áreas do cérebro envolvidas na memória e na tomada de decisões. A boa notícia é que o tratamento da depressão pode prevenir ou reverter essas mudanças – limpando as teias de aranha e fortalecendo sua memória.

7-Vida doméstica
Irritado e com raiva? Constantemente brigando com seus filhos - e depois se sentindo mal por isso? Obter tratamento para depressão pode ajudar a melhorar seu humor. E isso pode ajudar a reduzir a tensão em casa e melhorar seu relacionamento com sua família.

8-Estilo de vida
Por que a depressão faz com que algumas pessoas ganhem peso? Em parte, é algo comportamental – você pode se retrair e se tornar menos ativo, ou recorrer à comida para ter algum aconchego. Também é fisiológico – baixos níveis de certas substâncias químicas cerebrais podem desencadear um desejo por carboidratos. Receber tratamento pode mudar isso, ao mesmo tempo em que lhe dá energia para se exercitar e comer bem.

9-Mais controle
Quando a depressão esgota sua energia, mesmo as tarefas mais básicas – como limpar o chão ou pagar as contas – podem se tornar impossivelmente difíceis. Quanto mais caóticas as coisas ficam, menos capaz você se sente. O tratamento da depressão pode restaurar a energia que você precisa para assumir o controle de sua vida e organizá-la.

10-Menor risco de depressão futura
As pessoas que já tiveram depressão têm um risco maior de ficarem deprimidas novamente. Mas a terapia ou medicação em andamento pode ajudar a evitar que a depressão volte. E mesmo que retorne, o tratamento agora irá prepará-lo. Você perceberá os primeiros sinais e conhecerá algumas habilidades de enfrentamento. E saberá onde obter ajuda.

11-Laços de amizade
Tratar a depressão pode melhorar sua vida social. A depressão isola as pessoas. Pode minar sua autoestima, fazendo você se sentir desagradável. Embora a terapia e a medicação possam ajudar a restaurar parte dessa confiança perdida, você ainda precisa decidir entrar em contato com as pessoas. Reconectar-se com velhos amigos quando você está deprimido – para não mencionar fazer novos – é difícil. Mas é uma parte crucial para melhorar.

Hora de procurar ajuda
Algumas pessoas com depressão tentam esperar algum tempo antes de procurar ajuda, na esperança que melhorem por conta própria sem tratamento. Isso é um erro. Estudos descobriram que quanto mais tempo a depressão dura, pior os sintomas podem ficar e mais difícil será tratá-la. Consulte um médico. Agende uma consulta com um terapeuta. Quanto mais cedo você conseguir ajuda, melhores serão suas chances de ter um futuro saudável.

Fonte: Doutor Jairo

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.